quarta-feira, outubro 15, 2014

Errar

É humano. Pelo menos é o que toda a gente diz. Errar é a melhor forma de aprender. Também é o que toda a gente diz. Será que é assim? E será que o sentimento resultante de cometermos erros é compensado pela aprendizagem que daí resulta? Qual o número razoável de erros que podemos cometer, ou qual o número de vezes que podemos repetir um erro? E as pessoas que afetamos direta ou indiretamente com esses mesmos erros? De que forma essas pessoas são compensadas pela nossa dita resultante aprendizagem? Se as pessoas forem vítimas dos nossos erros repetidamente, talvez a aprendizagem resultante termine uma recorrência que as afeta, mas ainda assim, imagino que preferissem nunca ter passado por essa mesma experiência. Pelo menos imagino que se alguém sofrer com um erro meu, esse sentimento possa perdurar no tempo enquanto eu, por outro lado, posso esquecer o acontecimento no dia ou semana seguinte... Há dias em que após refletir, vejo que errei... uns dias mais, outros menos... e penso sempre que gostaria de voltar atrás e apagar esse erro. Mais ainda do que lutar para evitar cometê-lo novamente. Quando tal acontece, o sentimento de frustração cresce e a consciência de que um erro se repetiu é demolidora. Este texto é praticamente ininteligível para quem não esteja dentro da minha mente, mas é mesmo assim que me sinto agora. Amanhã será um dia melhor.

3 comentários:

ACCM disse...

Colhendo os ensinamentos da sabedoria popular, o que não tem remédio remediado está e também não vale a pena chorar sobre o leite derramado, pelo que há que seguir em frente, procurando sempre fazer o melhor possível. Quem dá o que tem a mais não é obrigado, também, cada dia é o primeiro do resto da vida, pelo que, "ficou no passado aquilo que pretendíamos ser, se não conseguimos, temos o presente para sê-lo e o futuro como última chance...".
Faz parte da aprendizagem de ser"-se" humano renovar-se a cada dia, a cada momento, com a esperança que o que está p'rá frente será melhor que o que ficou p'ra trás.
Beijinhos
Pai

Mãe disse...

Exatamente como dizes, errar é humano. Não acredito que exista alguém que diga que nunca errou.E também é certo que há erros que podem afetar outras pessos e que esses erros podem modificar para melhor ou pior essas pessoas( eu sei do que falo).
No teu caso não consideres erros algumas atitudes de mais ou menos tolerância, a isso eu chamo saturação ou algumas vezes desanimo para com algumas situações.
Sendo tu um ser humano estetacular(não quer dizer que sejas perfeito,porque ninguem é.)
Eu que penso que também contribui para a tua formação como pessoa, sinto um grande orgulho no ser humano ajudei a criar.
Beijinho da mãe

Marco disse...

pai & mãe: é certo que existem muitos clichés e chavões que podemos usar para amenizar o sentimento que temos quando erramos... mas no meu caso não sinto que ajude muito. De qualquer forma, como eu costumo dizer, amanhã é um novo dia e certamente será melhor! :)