sexta-feira, outubro 10, 2014

Boa Pergunta...

O que é que andamos cá a fazer? Esta é "A" pergunta. E a resposta a esta pergunta é o que define o nosso propósito de vida. O que me faz pensar mais é que não consigo claramente identificar o meu. Sei que faço muita coisa, sei que faço coisas que gosto e outras nem por isso. Mas não sei descrever "aquilo" que fui feito para fazer. Algo suficientemente importante para fazer parte de mim... para ajudar a descrever aquilo que sou. Esta é uma busca que comecei recentemente a fazer. E só recentemente porque simplesmente acho que nunca tinha pensado muito nisso. Mas gostava de chegar la. E acredito que vou chegar lá. Já agora... se alguém estiver a ler isto e tiver uma opinião sobre a matéria (leia-se, sobre mim e o que entendem ser o meu propósito de vida), comentários e opiniões são mais que bem vindas.

1 comentário:

ACCM disse...

Penso que, tal qual como qualquer outra espécie animal, o propósito da vida resume-se a sobreviver e procriar para manter a espécie! Contudo e porque por um qualquer acaso da natureza "alcançámos" a capacidade de cogitar, fazêmo-lo relativamente às mais variadas coisas, interrogando-nos a todo o momento sobre tudo e tudo questionando. Daí termos inventado Deus para justificar aquilo para que não encontramos justificação.
Também deriva do que atrás disse, o conceito (relativo) de felicidade. Diz-se hoje com algum saudosismo, que as pessoas antigamente eram mais felizes... "conheciam" pouco, satisfaziam-se com pouco; a verdade é que tal como em tudo o resto, quanto mais se tem mais se quer, ou seja, alcançada uma meta logo se cria outro objectivo mais ambicioso e mais distante: é desta eterna insatisfação que se vai produzindo o "progresso". À volta de todos estes conceitos, há depois muita gente a ganhar a vida: os filósofos, os psicólogos, os escritores, em última análise, até os vendedores de droga, ao "prometerem" o paraíso...
Por outro lado, surge a dúvida sobre o que estará para além da morte, sendo que a existência que conhecemos pode servir para a apreensão de "conhecimentos" decorrentes das experiências "vividas" sendo que esses conhecimentos vão enriquecer o conhecimento global (designado por DEUS) funcionando cada ser humano ou de qualquer outra espécie, como terminal de um gigantesco computador central ( a LUZ). Enfim, é um bom tema para as mais variadas especulações, sem que alguém, alguma vez, consiga dar resposta.