quarta-feira, outubro 17, 2007

Os "Incobráveis"

Finalmente uma boa notícia, no âmbito da economia e finanças em Portugal! Fiquei a saber que, tal como diz a publicidade do BES, como não tenho pais ricos nem ganhei a lotaria... o meu crédito habitação pode ser considerado "incobrável" (se a Euribor continuar a subir desta forma não é mentira nenhuma). A ver se passo pelo meu balcão para lhes comunicar que não vou poder cumprir as minhas obrigações de hoje em diante. Quer dizer, espero que noutros bancos além do BCP, esta também seja uma prática corrente. Ou talvez seja específico apenas para quem pede mais de 12 milhões de euros. Na volta as regras são feitas no momento, de acordo com a necessidade de cada um... dos filhos ou enteados de um elemento da administração, direcção ou presidência. Bem, com tantas questões começo a ponderar seriamente construir um blog, sobre os vários cenários possíveis segundo os quais uma pessoa pode deixar de pagar a prestação do crédito. Aceitam-se sugestões. Eu pessoalmente nem sabia que existiam créditos "incobráveis". Mas parece que este conceito não se aplica a pessoas que trabalhem, ou cujas dívidas sejam de umas meras centenas de euros. Já agora, pergunto-me como é que alguém considerado por muitos como uma pessoa inteligente, espera que este facto possa de alguma forma passar eternamente despercebido? Milhares de "perfeitos desconhecidos" têm hoje em dia, em virtude do seu trabalho ou funções que exercem, acesso a informação privada sobre contas bancárias e outras aplicações financeiras, de qualquer pessoa ou entidade (mais ou menos importante). Mais tarde ou mais cedo, as irregularidades vão aparecendo (se essa informação interessar a alguém). Digo eu, na minha qualidade de ignorante sobre a matéria...

3 comentários:

Unknown disse...

Por acaso este caso foi "encontrado" mas enquanto este foi encontrado muitos outros não o são. O problema não são a falta de aplicações, o problema é a quantidade de informação existente. Este perdão, como muitas outras ilegalidades, estão todos guardados nos sistemas bancários mas ninguém sabe muito bem onde ela está guardada.
Infelizmente perdões não consigo mas já percebi que com muita reclamação (e alguma chantagem)consegues por vezes aquilo que queres e não aquilo que te impingem.

jomaolme disse...

Eu sou uma completa ignorante nessa matéria...ainda n fiz emprestimo bancário, mas vou ter que me informar muito bem sobre isso.
Para se ter algum respeito é preciso lá ir, negociar, reclamar e ameaçar...funciona!!

Beijokas

Mary Xu disse...

Nós, os "pobres" não temos maneira de fugir às nossas obrigações.
A Euribor sobe, apertas o cinto mais um bocadinho. E bem podes lamentar-te, não te vale de nada. A prestação sai na mesma da tua conta.
Eles, os "ricos", só fazem trafulhices e nós ignoramos metade delas. E se calhar até é melhor assim. Porque uma coisa é certa: eles safam-se sempre da porcaria que fazem.