sexta-feira, outubro 19, 2007

Confirma-se... Está Podre!

Pois é, hoje tive mais uma confirmação daquilo que tenho observado nos últimos tempos. O mundo em geral, o nosso país em particular, está efectivamente podre até às entranhas. Podemos dizer que sofre de um cancro em fase terminal, que teima em manter o doente vivo só para testemunhar o sofrimento que provoca. Eh lá... agora acho que exagerei um bocado. Vá, digamos que está tipo merda, só para simplificar. E perguntais vós o porquê de tão horripilante utilização de figuras de estilo no meu discurso, ao que eu respondo com mais uma desventura profissional no âmbito dos concursos em que tenho estado envolvido. A última foi de um conhecido ministério que eu não vou aqui dizer o nome por causa da PIDE do "Sócras", que está a recrutar pessoal na área da informática. A "estranheza" começou na prova escrita mais estupidificante que já vi, composta por um teste de 50 questões de escolha múltipla a descontar respostas erradas: houve apenas três notas positivas, duas na casa dos 11/12 valores (a minha incluída) e uma na casa dos 18. Ultrapassada a peculiariedade de um concorrente licenciado em informática, que segundo o próprio estava neste momento "desempregado", ter uma nota destas num teste destes, chegou a altura das entrevistas (eu fui lá ontem). Entretanto descobri que afinal o meu opositor "desempregado" ocupa o seu tempo livre a trabalhar no referido ministério, nas mesmas instalações onde decorreram as provas e onde ele tão habilmente conseguiu obter um 18. Dada esta narrativa, dou um chocolate a quem adivinhar quem vai ficar com a vaga a concurso!

9 comentários:

grila disse...

eu desconfio que seja o teu opositor "desempregado".
nham, nham, já sinto o sabor a chocolate! :)

Sunshine disse...

Fica com o chocolate amigo... algo me diz que tens um sabor amargo na boca.

Anónimo disse...

Não é correcto, mas...
É práctica corrente, na função pública, autarquias incluídas, quando é necessário preencher uma determinada função, efectuar contrato por um ano, renovável por mais outro ano, ao fim do qual é então aberta vaga para o quadro, a qual será preenchida por concurso aberto para a pessoa que esteve a desempenhar a função nos dois anos anteriores. (A menos que entretanto apareça qualquer pedra na engrenagem)... Por vezes, acontece que o "timing" de abertura do concurso (leia-se burocracia), obriga a uma espera que se pode prolongar por meses. Se o interessado tem a convicção/promessa de vir a ocupar em efectividade o lugar que preencheu durante os referidos dois anos em regime de contratado, não procura outro emprego, podendo - é de bom tom - continuar a desenvolver o trabalho que desenvolvia, a título gracioso - trata-se de um investimento!
Por imperativo legal, os organismos são obrigados a anunciar publicamente a abertura do concurso, aceitando as inscrições de quem qeira inscrever-se, ainda que haja à partida, o chamado "factor de adequação humana ao desempenho da função" que deriva do conhecimento adquirido pela hierarquia, durante os dois anos anteriores, valorizado pela disponibilidade manifestada no espaço de tempo decorrente atè à abertura do concurso...
Não é correcto, mas...
é assim que se funciona no sector público!
Pai do Marco

Anónimo disse...

Na palavra "qeira", falta um "u". P'lo lapso as minhas desculpas!
Pai do Marco

Mary Xu disse...

Pois é... este caminho é longo e cheio de surpresas, e muitas delas más... É verdade que infelizmente é assim que funciona. Sentimos isso na pele.
Continuo a acreditar que vais acabar por conseguir o teu "lugar ao sol", mais tarde ou mais cedo. Não podes é desanimar. Lembra-te que nada acontece por acaso.

Mudando de assunto, já estava na hora da malta combinar uma jantarada não?

Marco disse...

grila: mmm... será?

sunshine: não sou grande apreciador de chocolates...

pai anónimo: compreendo que sim, mas esperamos sempre que um dia seja o nosso dia, o que por vezes não acontece.

mary: subscrevo a iniciativa da jantarada... por mim é escolher data, hora e local!

carekaPT disse...

Prontos, fica aqui a minha promessa solene, que caso um dia tenha poder de decisão sobre um concurso na àrea em que concorres que te vou favorecer...mas assim à larga! (logo te passo o nib)

Entretanto anima-te e pensa que falta pouco para a 'malta' se juntar outra vez toda ;)

Abraços e
haja paciência (vá, só mais um 'cadinho)

Sunshine disse...

Não?! Mas lá um mousse de chocolate aceitavas?! =P

Marco disse...

sunshine: mousse de chocolate não é a mesma coisa que chocolates! :)