sexta-feira, setembro 21, 2007

Notícia de Merda

As duas ou três pessoas que visitam diariamente este estaminé, sabem certamente que grande parte do que aqui escrevo é o resultado das notícias que leio e da interpretação que faço das mesmas. Hoje, na minha curta deambulação diária por jornais online, deparei-me com uma notícia que me fez alguma confusão. Um daqueles artigos que se lê e causa um certo desconforto. Não querendo dar lições a jornalistas, mas o que foi escrito aqui é no mínimo bizarro. Começa o artigo por dizer, logo no título, que o "Vocalista dos Stereophonics podia ter deixado de tocar". Epá... podia ter deixado... mas não deixou, certo? Então se não deixou, porque é que é notícia? É a mesma coisa que eu ligar a alguém e dizer: "Olá, estás bom? Olha, hoje quando atravessei a estrada podia ter sido atropelado!". Como se o título não fosse mau suficiente, no resumo reforça-se a ideia com "[...] esteve a um milímetro de deixar de poder tocar guitarra". Depois explicam que tal facto se deveu a ter sido agredido num bar e de os ferimentos terem sido próximos de um tendão importante. Mas no fim, volta a desgraça com "[...] para além dos agressores, o músico foi ainda agredido pelo porteiro do bar". Ignorando a questão do pleonasmo, podemos então concluir que o músico foi agredido por vários... agressores... e um porteiro, sendo que o porteiro não é classificado como agressor. Certamente os agressores tinham carteira profissional de agressor e o porteiro não. Será que existe algum estatuto que impeça classificar um porteiro como agressor? Enfim... não bastava o assunto da notícia ser merdoso, também a escrita tinha de ser uma merda.

5 comentários:

Anónimo disse...

A moral da história é que não devias perder tempo a ler este jornaleco da treta...

Marco disse...

Correcção: a moral da história é que hoje em dia cada vez há menos o que valha a pena ser lido.

carekaPT disse...

A questão que coloco é: Quem é o Kelly Jones?

(não, a sério, não conheço o sr.)

Pensei que era o tenista. :P

grila disse...

eu sabia que devia ter ido para jornalista! Seria a tua preferida :)
de qq forma, a "fome" de informação que todos temos (e ainda bem), faz com que apareçam estas notícias, o q tb lamento pq de facto não informam... vejamo-las como um passatempo :D

Mary Xu disse...

Na televisão as noticias também não são muito melhores... O problema é que o telejornal tem mesmo de durar mais de uma hora nem que seja com noticias da treta.
O melhor é começares a levar sempre um bom livro contigo e leres nos tempos livres que vais arranjando.