terça-feira, setembro 18, 2007

Devo Ser Maluco

Na vã tentativa de conseguir garantir uma espécie de "lugar ao sol" no mundo do trabalho (eu sei que tal já não existe), volta e meia tento a minha sorte e concorro a uma qualquer vaga que vai abrindo. Desta feita e entre uma pilha de testes, exames médicos e provas físicas, ontem foi a vez dos "testes psicológicos". Para já o gajo que deu o nome a este teste devia ele próprio fazê-lo, mas enfim. Lá fui eu entreter-me durante uma tarde, respondendo a 537 perguntas (divididas em 3 testes específicos, entre os quais psicotécnicos e de personalidade). Já não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que faço este teste, e sinceramente de cada vez que passo por isto penso que realmente só um grande "apanhado do clima" é que não consegue ultrapassá-lo. Qualquer gajo com um QI superior a um dígito consegue aldrabar o seu próprio perfil psicológico com este tipo de perguntas. Vejamos alguns exemplos: Sente-se frequentemente infeliz sem motivo? Sente que a sua vida não faz qualquer sentido? Considera que todos têm mais sorte do que si? Sente-se muitas vezes cansado e sem forças para trabalhar? Etc. etc. etc. Sinceramente, para quem está a tentar obter o melhor resultado possível, em vez de tentar obter o resultado mais verdadeiro possível, quais é que serão as respostas dadas a estas perguntas? Depois acho particularmente piada às tentativas de apanhar o pessoal em falso, repetindo as perguntas ao longo do teste, reformulando-as. Ex.: Mesmo sem motivo, é frequente sentir-se infeliz? Consegue encontrar sentido para a sua vida? Considera ter mais azar que os outros? Enfim, a meu ver uma técnica infantil para a qual qualquer licenciado em psicologia é sobrequalificado para a sua realização (ou talvez não...). De qualquer forma, uma coisa é certa: no dia em que ficar inapto num teste destes garantidamente algo de errado se passa comigo. Ah... agradeço que nessa altura alguém me enfie um colete de forças e me marque uma consulta no Júlio. Ou isso ou então tento a minha sorte numa carreira política!

4 comentários:

carekaPT disse...

Lamento informar, mas as marcações não estão disponíveis...o circuito está em baixo, já reportamos a avaria e estamos a aguardar a intervenção de um técnico no local.

Haja juízo (e sanidade mental)

Unknown disse...

À pouco tempo também tive a oportunidade de fazer esses testes de personalidade e apercebi-me que as respostas são avaliadas na vertical, todas as repostas a essas perguntas são assinaladas na mesma coluna. Como muito provavelmente as perguntas da categoria "És neurótico, tens a mania da perseguição e adoras pensar na morte da bezerra" são poucas eles têm de repetir...

Patrícia Pêra disse...

E se eles estiverem de facto à procura de algum doido? =) Agora já não arranjas vaga!!

Belzebu disse...

Ora aí está! É exactamente isso que eles procuram...novos políticos! Os chumbados nesses testes, que por acaso também já fiz algumas vezes, são aqueles que se sentam hoje na AR.

eheh!! Aquele abraço infernal!