segunda-feira, setembro 17, 2007

Alto e Pára a Ambulância

Na passada quinta feira um homem morreu alguns minutos após entrada no hospital, depois de a ambulância que o transportava ter sido parada durante 20 minutos (numa viagem que habitualmente demora 15), pela brigada de trânsito na A28. Ao que parece, o motivo de paragem da ambulância foi... o facto de levar as luzes de emergência ligadas. Engraçado, até hoje julgava que as luzes de emergência eram normais numa ambulância e serviam para assinalar a marcha de urgência. Segundo o código de estrada o condutor de um veículo que assinale a marcha de urgência, tem de respeitar uma série de situações de paragem, incluindo os sinais dos agentes do trânsito. Ainda assim, não percebo o que leva alguém a suspeitar de forma tão forte (o suficiente para obrigar a paragem) que uma ambulância em marcha de urgência possa estar a usar essa sinalização de forma indevida (é certo que tal acontece, mas o risco ao duvidar é elevado). Não satisfeitos com a paragem, os agentes da autoridade resolveram fazer o teste de alcoolémia ao condutor... duas vezes! Julgo que é caso para perguntar quem fez os testes de alcoolémia e eventualmente drogas aos próprios agentes. Pelo menos o comportamento destes era mais que suspeito! Ainda não contentes com o resultado obtido de 0.0, os agentes resolveram escoltar a ambulância, não para compensar o tempo de paragem mas sim para... garantir que ía mesmo para o hospital. O meu desejo mais profundo é que um dia estes agentes tenham de ser transportados pela mesma ambulância e condutor, que este não assinale marcha de urgência para evitar ser parado, que respeite rigorosamente os limites de velocidade impostos, que tenha dois furos e que, se ainda assim conseguir chegar ao hospital, este tenha sido encerrado pelo nosso governo. Um grande bem haja pelo sentido de cumprimento do dever pela parte destes agentes.

4 comentários:

carekaPT disse...

Acho que vi essa noticia na TVI e pensei..."Naaaaa".

E mesmo agora quero pensar que não, que não foi assim que aconteceu...porque a acontecer como noticiaram...é muito mau.

Haja juízo.

Mary Xu disse...

Depois de libertarem assassinos, serial killers e violadores por causa de novas leis... já acredito em tudo. Por essas e por outras já evito ler, ver e ouvir noticias!

Anónimo disse...

Que não fazem psicotécnicos para cargos políticos já se adivinhava, agora para a polícia... tá mal!!!

Anónimo disse...

Á pois é.... Assim tb eu gostava de ser bófia...Para encostar aqueles veiculos potentes que só adquiriram um pirilampo de bolso, que salta pra cima do tejadilho qdo aparece varios veiculos a piscar os 4 piscas....Aqueles botes que muitos nunca iremos estrear e que são estreados á conta de todos... Á pois é... Gostava mesmo, mesmo de ser um bófia desses, porque ser bófia de agarrar bandidos já não tem graça, com a rapidez dos tribunais a tratar dos processos nem vale a pena agarrar os gajos e fazer estupidos relatórios que ninguem vai ler. VoXoV