quarta-feira, setembro 26, 2007

Só à Pedrada

Li hoje que foi revogada recentemente uma decisão do Parque Natural da Arrábida, que impedia a alteração das cotas de exploração (leia-se, duplicação para 36 milhões de metros cúbicos de massa mineral) pela parte da SECIL, nas pedreiras do Outão. A decisão foi tomada pelo ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade) dispensando o formalismo de um estudo de impacto ambiental (acho bem, pois aquilo que é importante é desviar pontes por causa de um ninho de passarinhos), passando por cima do parecer da Comissão Directiva do Parque Natural da Arrábida, imediatamente após a reestruturação que originou a transferência dos poderes da referida comissão para o referido instituto (espectáculo...). Descobri também entretanto que o plano de ordenamento que impedia o aumento das pedreiras, foi alterado em 2003 pelo Conselho de Ministros, permitindo assim o "aumento de cotas" e dispensando avaliações de impacto ambiental. Na prática o que isto tudo quer dizer é que se eu tiver uma pedreira, posso construir um túnel daqui até à Austrália sem passar cavaco a ninguém. Por falar em Cavaco, alguém sabe por onde anda o gajo? Mas voltando ao assunto principal, há também que referir a denúncia pela parte das autarquias responsáveis, da pressão exercida sobre a comissão anteriormente responsável, para aprovação desta medida. Enfim, por isto tudo é que eu gostava de dizer a todos os países do mundo conhecidos pela sua corrupção, que até chegarem ao nosso estado avançado de decomposição, têm de comer muita papinha.

PS: juntei uma imagem de satélite obtida através do Google earth para terem uma perspectiva daquilo que parece a Arrábida neste momento.

4 comentários:

Dani disse...

Nós tínhamos que estar à frente em qualquer coisa! Como não conseguimos em nada que seja produtivo, aí estão a corrupção e a estupidez.

Anónimo disse...

Há cerca de 2 meses passei por mar em frente à arrábida e, posso assegurar-vos, que é visível um buraco na serra, tipo "fatia de bolo" com a dimensão superior a um estádio de futebol. Imaginem agora o que não tiraram de lá em profundidade...
É escandaloso aquilo que estão a fazer ali. A serra da arrábida está visivelmente "mutilada" e não há sinais de abrandamento, antes pelo contrário... Só a "choupana" reconstruida pelo Luis Nobre Guedes deve escapar à fúria dos pederiros de portugal...
Que vergonha...

Mary Xu disse...

Tudo o que temos de bonito no nosso País acaba destruido. A ganância prevalece sempre sobre a beleza da natureza.

Marco disse...

dani: é oficial: descemos dois lugares no índice de transparência, de uma lista de vários países, que é como quem diz, subimos dois lugares no índice de corrupção!

daredevil: são visíveis dois locais de extracção do género do apresentado, à imagem e semelhança do apresentado.

mary: isso um dia vai acabar... quando nada de bonito restar para destruir.