sexta-feira, setembro 28, 2007

Gba Majay Bma

Myanmar é um país asiático, geograficamente localizado junto à China, que dava pelo antigo nome de Birmânia. A população de Myanmar é descendente dos mongóis, por quem foram invadidos no século XIII. Após esta invasão, da qual resultou uma divisão em diversos estados do país, o mesmo demorou cinco séculos até ser novamente unificado. Por volta do século XIX sofrem nova invasão pelos ingleses, sendo anexados como colónia. Durante a segunda guerra mundial são invadidos novamente pelo Japão. Três anos após o final da guerra tornam-se uma república independente. Na década de 60 ocorre um golpe militar, que dura até 1988. Nesta altura ocorre novo golpe militar, mudando assim o dirigente político, mas não a ditadura. Em 1989 o país muda de nome (Birmânia) para Myanmar. Em 1990 apesar de a oposição vencer as eleições, o governo impede a sua tomada de posse e reforça o regime ditatorial, o que beneficia as suas relações com a China.

Recentemente teve lugar uma manifestação pacífica pela parte de monges budistas no sentido de levar o governo a pedir desculpa por agressões levadas a cabo pelas forças de segurança. Rapidamente este movimento deu origem a um clamor mais alto, pela liberdade política de um país dominado há mais de 40 anos por forças militares. Esta onda de protesto pacífico, a nível nacional, conseguiu num só dia mobilizar mais de 300 mil pessoas. Numa destas acções, os manifestantes foram saudados por Aung San Suu Kyi, líder da oposição e Prémio Nobel da Paz, em prisão domiciliária há cerca de 18 anos.

Desde quarta-feira passada, a força da repressão do regime, através por exemplo do uso de armas automáticas, provocou a morte de 12 pessoas, entre as quais um fotojornalista japonês abatido por um militar. Quinta-feira, durante uma manifestação, as forças de segurança deram 10 minutos para os manifestantes dispersarem, antes de tomarem "medidas extremas". Depois de disparos e gás lacrimogéneo, o pânico gerado provocou vários feridos, e pelo menos um homem morreu.

Os Estados Unidos aplicaram sanções económicas e exortaram a China a utilizar a sua influência para pôr fim à repressão. O parlamento europeu condenou o governo de Myanmar pela repressão violenta dos manifestantes e reforça o pedido de influência pela parte da China. O Reino Unido apelou à União Europeia para endurecer a sua posição.

Que mundo é este em que os loucos podem fazer aquilo que querem, obrigando todos os outros a assistir à sua impunidade? Que mundo é este em que temos de responder à opressão e ao assassínio em massa com medidas económicas? Que mundo é este em que se revela normal a resposta violenta à manifestação pacífica? É a isto tudo que queremos chamar democracia e diplomacia? Acredito plenamente que a pena é mais forte que a espada, e mais tarde ou mais cedo, o regime vai cair. Só lamento que seja à custa do sangue derramado e ainda por derramar de milhares de pessoas que só querem viver em paz.

3 comentários:

Belzebu disse...

Intrigante as diferentes atitudes da comunidade internacional, em casos semelhantes! Umas vezes intervém, outras assobia para o lado e ainda outras pressiona timidamente, com sanções económicas. Casos como o Ruanda, Darfur, Tibete, Bósnia e agora Myanmar, deveriam envergonhar todos aqueles, que têm o poder e a capacidade de tornar as coisas diferentes.

Aquele abraço infernal!

carekaPT disse...

As imagens do jornalista japonês a ser baleado aqui.

Pena que a Birmânia não tenha petróleo....
:(

Anónimo disse...

...assim que li este post a primeira coisa que me veio á cabeça foi - não têm petróleo nem diamantes o resto do mundo não lhes liga... e vi que aqui não sou o único a ter a mesma opinião(comentário do Kabe ludo). Olhando um pouco ao post anterior, onde se discutia a interrupção de um político a comentar política pela chegada de um treinador de futebol, e olhando agora para este onde as "politiquices" emanam mas não reagem...sinceramente não consigo quantificar a importância de uns e de outros, mas tristemente conseguimos quantificar as mortes em Myanmar e os milhões de um treinador de futebol...

Haja sanidade mental para filtrar tudo isto....