Na vã tentativa de conseguir garantir uma espécie de "lugar ao sol" no mundo do trabalho (eu sei que tal já não existe), volta e meia tento a minha sorte e concorro a uma qualquer vaga que vai abrindo. Desta feita e entre uma pilha de testes, exames médicos e provas físicas, ontem foi a vez dos "testes psicológicos". Para já o gajo que deu o nome a este teste devia ele próprio fazê-lo, mas enfim. Lá fui eu entreter-me durante uma tarde, respondendo a 537 perguntas (divididas em 3 testes específicos, entre os quais psicotécnicos e de personalidade). Já não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez que faço este teste, e sinceramente de cada vez que passo por isto penso que realmente só um grande "apanhado do clima" é que não consegue ultrapassá-lo. Qualquer gajo com um QI superior a um dígito consegue aldrabar o seu próprio perfil psicológico com este tipo de perguntas. Vejamos alguns exemplos: Sente-se frequentemente infeliz sem motivo? Sente que a sua vida não faz qualquer sentido? Considera que todos têm mais sorte do que si? Sente-se muitas vezes cansado e sem forças para trabalhar? Etc. etc. etc. Sinceramente, para quem está a tentar obter o melhor resultado possível, em vez de tentar obter o resultado mais verdadeiro possível, quais é que serão as respostas dadas a estas perguntas? Depois acho particularmente piada às tentativas de apanhar o pessoal em falso, repetindo as perguntas ao longo do teste, reformulando-as. Ex.: Mesmo sem motivo, é frequente sentir-se infeliz? Consegue encontrar sentido para a sua vida? Considera ter mais azar que os outros? Enfim, a meu ver uma técnica infantil para a qual qualquer licenciado em psicologia é sobrequalificado para a sua realização (ou talvez não...). De qualquer forma, uma coisa é certa: no dia em que ficar inapto num teste destes garantidamente algo de errado se passa comigo. Ah... agradeço que nessa altura alguém me enfie um colete de forças e me marque uma consulta no Júlio. Ou isso ou então tento a minha sorte numa carreira política!
4 comentários:
Lamento informar, mas as marcações não estão disponíveis...o circuito está em baixo, já reportamos a avaria e estamos a aguardar a intervenção de um técnico no local.
Haja juízo (e sanidade mental)
À pouco tempo também tive a oportunidade de fazer esses testes de personalidade e apercebi-me que as respostas são avaliadas na vertical, todas as repostas a essas perguntas são assinaladas na mesma coluna. Como muito provavelmente as perguntas da categoria "És neurótico, tens a mania da perseguição e adoras pensar na morte da bezerra" são poucas eles têm de repetir...
E se eles estiverem de facto à procura de algum doido? =) Agora já não arranjas vaga!!
Ora aí está! É exactamente isso que eles procuram...novos políticos! Os chumbados nesses testes, que por acaso também já fiz algumas vezes, são aqueles que se sentam hoje na AR.
eheh!! Aquele abraço infernal!
Enviar um comentário