quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Pune - Diário de Bordo - Dia 6

Funcionou. Refiro-me à minha determinação. Se ontem estava um bocado desanimado no final do dia, hoje saí do hotel com outro estado de espírito e a coisa correu melhor. Se há sítio no mundo que nos ajuda a por as coisas em perspectiva, é seguramente a Índia. Pus-me a pensar que seria no mínimo um acto de egocentrismo - para não dizer de estupidez - andar a choramingar por causa de tretas do trabalho, quando aquilo que vejo à minha volta só me deveria fazer sentir grato e feliz pela vida que tenho. Basta colocar o pé fora do quarto (exactamente em cima do jornal "The Times of India" que todos os dias insistem em colocar à minha porta, e que eu me esqueço sempre que está lá) para tomar contacto com uma realidade diferente, conforme descreverei mais adiante.

Hoje confesso que me ia borrando todo pelo caminho, e não seria por causa da comida (ainda). o Mr. Soshant (a partir de agora vou tratar assim o motorista do taxi: Mr. porque o tipo é tão formal e calado que vou passar 2 a 3 horas por dia com ele, durante as próximas duas semanas, e vou ficar a saber o mesmo sobre a personagem; Soshant porque é o seu nome)... como dizia, o Mr. Soshant resolveu fazer uma ultrapassagem sem qualquer tipo de margem relativamente ao carro que vinha no sentido oposto. O condutor do outro carro buzinou, ligou os máximos, deve ter acendido meia dúzia de velas e feito umas rezas (eu sei que fiz) e a coisa lá se concretizou sem mortos nem feridos. Também já reparei que o tipo muda de carro com frequência, o que só posso assumir dever-se ao veículo provavelmente precisar de uma revisão de cada vez que o tipo me leva a qualquer lado. Para o caminho em questão seria mais acertado um todo-o-terreno do que um carro normal. Hoje durante a viagem de regresso dei uma de maluco e vim durante algumas partes do caminho a cantarolar, mas nem assim o tipo teve qualquer reacção!

Voltando ao tema inicial e à perspectiva que me ajudou a mudar um bocadinho o meu estado de espírito, a viagem da manhã é um bom elemento motivador, já que quando pensamos que temos muito pouca sorte, ou porque temos alguns colegas que são umas bestas, ou porque nem sempre fazemos aquilo que gostamos no trabalho, ajuda bastante pensar que pelo menos de manhã quando acordamos não temos de fazer meia dúzia de quilómetros a pé até à fonte pública mais próxima para ir buscar água potável. Ou então ajuda pensar que não temos de dormir a noite numa casa que mais parece uma tenda à beira da estrada. Ou então ajuda pensar que não temos de ir ordenhar uma vaca para os nossos filhos terem algo que beber de manhã. Tudo isto se encontra por aqui, bem visível, neste simples percurso que faço. Resumindo, o dia de hoje foi porreiro, e o de amanhã também ser certamente! Vou tentar sacar umas fotos desta paisagem matinal que vejo todos os dias, para publicar aqui. Entretanto mal posso esperar que seja fim de semana, para me distrair mais um bocado! Abraço a todos os que me lêem!

6 comentários:

mcaa disse...

Até amanhã.E o dia ainda vai correr melhor.Só espero que não tenhas tantas aventuras.
Beijinho da mãe

Susy disse...

Lá está só damos valor às coisas insignificantes e devíamos ser felizes com tudo e digo mesmo TUDO o que temos. Os teus dias andam cheios de adrenalina mas o balanço continua positivo e isso é que realmente interessa.
Continuação de uma boa aventura. Beijos para um sobrevivente à "cultura diferente". :)

ACCM disse...

A verdade é que se formos capazes de nos lembrar que há sempre, mas sempre, alguém que está pior do que nós e nos conseguirmos alienar do velho lugar comum que diz que "com os problemas dos outros posso eu bem", acabaremos por conseguir tirar algo de bom do que nos vai acontecendo. E se há alguém com esse espírito, és tu e vem-me à ideia o poema "IF" do Rudiard Kipling - http://pensador.uol.com.br/frase/NTIzMTg/.

Marco disse...

mcaa: as aventuras é que dão mais sabor à viagem...

susy: depende de nós fazer a balança pender para o lado certo... beijos!

accm: é isso mesmo, e citando: "Se és capaz de dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho."

carekaPT disse...

Acho que encontrei uma foto do condutor do taxi..confirma ou desmente --> http://goo.gl/20Fdo

Marco disse...

careka: é quase isso... ;)