sexta-feira, fevereiro 01, 2013

Melhor

Decidi recentemente fazer planos para mudar algumas coisas na minha vida. Para melhor, leia-se. Uma delas foi a minha condição física. Pode parecer simplista, ou arrogante dizer a coisa desta forma. Eu próprio há uns meses atrás ter-me-ia criticado por fazer este tipo de afirmação que parece tirada de um anúncio televisivo à Depuralina. Mas também não é o caso (apesar de uma das motivações ter sido bater o meu recorde máximo em termos de peso, logo a seguir ao Natal...). Decidi dar razão à velha máxima que diz que para algumas coisas que queremos na vida, "no pain, no gain". Deitei fora as desculpas que utilizava para adiar indefinidamente esta opção e deitei mãos à obra. Já lá vai um mês e cinco quilos, e não me podia sentir melhor. A própria parte da mudança que eu usava como desculpa (trocar uma hora de almoço por 45 minutos de exercício e uma refeição mais ligeira) acabou por se revelar uma melhoria na minha qualidade de vida, para além dos resultados directos do exercício em si. Esta quebra no meu dia dá-me uma energia que me faz sentir uns anitos mais novo, além de me dar uma disposição diferente e uma capacidade melhorada de lidar com tudo o resto. Ando mais descansado, sinto-me melhor, e o que ao início parecia um sacrifício está na realidade a tornar-se um hábito do qual cada vez tenho menos vontade de prescindir. Se num determinado dia o meu horário habitual de treino não é possível por causa do trabalho, compenso mais tarde, noutro horário, e já está! Espero conseguir manter esta rotina e espero que o meu joelho direito colabore, já que é a única parte de mim que continua relutante em participar nesta minha iniciativa (não será mais teimoso que eu). Desafio aqui várias pessoas que conheço e saberão que me refiro a elas a ter uma iniciativa semelhante. Lembrem-se que podem ter a mesma revelação que eu: a de que algo que parece um sacrifício à partida pode na realidade tornar-se numa melhoria significativa da vossa qualidade de vida!

Sem comentários: