domingo, fevereiro 03, 2013

A Minha Energia Vital

Fiz finalmente o meu primeiro treino de Chi Kung (também referido por Qigong) neste sábado! Já há muito tempo que tinha este desejo e intenção, mais foi desta que finalmente consegui concretizá-la (um grande obrigado ao PJ, pelo tempo, dedicação e atenção)! Uma forma simples e minimalista de descrever esta prática consiste em exercitar o cultivo da energia (chi) vital no corpo. Em concreto, o treino foi composto por 3 partes muito distintas, tendo começado pelo Baduanjin, cuja tradução significa "as oito peças do brocado" e que consiste em 8 sequências de exercícios de Qiqong utilizados tanto pela medicina tradicional chinesa como na vertente de treino básico de diversas artes marciais (ao fazer os movimentos de cada exercício, é fácil perceber porquê).  De seguida tentei acompanhar o PJ, o melhor possível, enquanto fazia algumas katas (conjunto de movimentos habitualmente descritos como ataque/defesa) parando nos intervalos para respirar (como se deveria sempre respirar - correctamente). No final pratiquei a primeira de 3 séries de exercícios de Lian Gong. Gostei particularmente desta parte final, onde fiz basicamente três tipos de exercícios, com foco na zona do pescoço, depois costas e por fim pernas. Conseguir colocar toda esta informação prática no contexto teórico que me foi dado é uma grande mais valia, não só para perceber o conhecimento milenar que está por detrás de algo aparentemente tão simples mas na realidade tão complexo, como também para melhor reter a informação (a velha máxima de compreender em vez de memorizar). O meu próximo objectivo é definir o meu plano de treino, e reservar alguns minutos por dia para me dedicar a esta prática. O objectivo não é nada de muito esotérico, muito pelo contrário: quero sentir-me bem. Após este primeiro exercício de sábado, o meu joelho direito "conversou" comigo e chegámos a um compromisso: ele deixa-me fazer treinos de corrida, bicicleta e elíptica e eu continuo a fazer Qigong - as dores que trazia dos 45 minutos a correr na sexta-feira desapareceram após o treino!

PS: uma vez que não tenho conhecimento aprofundado (ainda) sobre estas temáticas, peço desculpa caso tenha cometido alguma incorrecção.

Sem comentários: