sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Vale a Pena Reclamar!

Rezam as lendas que, no já distante mês de Abril do passado ano de 2008, um simples e comum mortal fez uma reclamação contra uma entidade fornecedora de serviços de telecomunicações (enviado com conhecimento para a DECO), cujo nome me abstenho de revelar (mas posso dizer que começa com "Tele" e acaba com "2"). Esta reclamação foi merecedora da maior indiferença pela parte da dita entidade, apesar dos meus prolongados esforços para manter a chama acesa. O curioso é que, se por um lado era expectável que a entidade em questão tentasse ignorar a reclamação, por outro nada me poderia preparar para o nível de resposta da entidade copiada - a DECO. Transcrevo assim para vosso deleite a resposta recebida... hoje:

Exmo.(a) Senhor(a),

O toque pessoal que é dado pela indefinição do género e ausência de nome da pessoa a quem se envia uma resposta, é sempre enternecedor...


Acusamos a recepção do seu e-mail, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.

Denoto que a melhor atenção destes senhores deixa um bocado a desejar...


Desde já apresentamos as nossas sinceras desculpas pela demora de resposta, face ao volume excepcional de trabalho com que nos deparamos diariamente.
Então? Não me digam que o cyborg que envia estas respostas automáticas esteve avariado e deixaram acumular trabalho?


Relativamente ao assunto exposto, cumpre-nos informar que a questão relatada por V. Exa. é de relevante interesse para a intervenção da nossa Associação junto dos organismos públicos e privados, constituindo um valioso contributo para a defesa dos interesses e direitos dos consumidores, na prevenção de eventuais violações dos mesmos.

Ah... os organismos públicos e privados... essa grande massa anónima cinzenta...


Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Outro assunto... mas... chegou a existir um assunto principal?
No final do e-mail em questão, o "disclaimer" presente inclui ainda as seguintes indicações úteis:

A intervenção da DECO não substitui o recurso aos Tribunais;

Não percebo porquê... com este nível de intervenção, nem é preciso mais nada!


A intervenção da DECO não suspende o decurso de qualquer prazo nem evita as suas consequências;

Pelo tempo que demoraram a responder, efectivamente os prazos não constituem qualquer tipo de problema.


Resta-me solicitar a uma alma caridosa que passe os olhos por este texto, que me explique o que quer dizer. É que fiquei sem perceber qual será a linha de acção relativamente à reclamação...

6 comentários:

Dani disse...

Ahhhh... a DECO...
Segundo me consta, alguém (tipo eu) enviou para lá uma reclamação contra a lisboagás, por não me virem efectuar a respectiva onstalação e ligação do gás, apesar de sucessivos telefonemas e solicitações por carta, com a desculpa de que o pedido se encontrava a ser analisado pelos técnicos. A resposta da Deco foi que continuasse a telefonar. Ora muito obrigado. Para esse tipo de auxílio não preciso de vocês para nada. Deixei de ser sócio no momento.

po disse...

Acrescento também os meus comentários:

Exmo.(a) Senhor(a),
O toque pessoal que é dado pela indefinição do género e ausência de nome da pessoa a quem se envia uma resposta, é sempre enternecedor...
» São, de facto, umas joias de moços...

Acusamos a recepção do seu e-mail, cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção.
Denoto que a melhor atenção destes senhores deixa um bocado a desejar...
» Afinal eles só dizem que "o conteúdo mereceu", não dizem que o conteúdo teve (a melhor atenção deles)

Desde já apresentamos as nossas sinceras desculpas pela demora de resposta, face ao volume excepcional de trabalho com que nos deparamos diariamente.
Então? Não me digam que o cyborg que envia estas respostas automáticas esteve avariado e deixaram acumular trabalho?
» Fiquei sem entender qual é o "trabalho" destas amáveis pessoas (ou cyborgs)

Relativamente ao assunto exposto, cumpre-nos informar que a questão relatada por V. Exa. é de relevante interesse para a intervenção da nossa Associação junto dos organismos públicos e privados, constituindo um valioso contributo para a defesa dos interesses e direitos dos consumidores, na prevenção de eventuais violações dos mesmos.
Ah... os organismos públicos e privados... essa grande massa anónima cinzenta...
» Novamente, é preciso estar com atenção às palavras "é de relevante interesse para a intervenção" não significa que haja a dita intervenção. Afinal eles têm um "volume excepcional de trabalho", lembram-se?

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,
Outro assunto... mas... chegou a existir um assunto principal? No final do e-mail em questão, o "disclaimer" presente inclui ainda as seguintes indicações úteis:

A intervenção da DECO não substitui o recurso aos Tribunais;
Não percebo porquê... com este nível de intervenção, nem é preciso mais nada!
» Qual intervenção?

A intervenção da DECO não suspende o decurso de qualquer prazo nem evita as suas consequências;
Pelo tempo que demoraram a responder, efectivamente os prazos não constituem qualquer tipo de problema.
» Novamente referem-se à intervenção!? será que Intervenção é o nome de alguma funcionária (por sinal aleijadinha) da DECO?


P.S. E eu que estava a pensar reclamar à DECO pelo trabalho do meu dentista...Safa!

Abraço

PO

Eli disse...

Olá!

O que se faz nessas alturas é dizer-lhes que não queres mais serviços deles!

Eu já fui lesada em muito dinheiro numa por uma empresa da concorrência da que acaba em "2" (lol), porque eles têm uns acordos que só os favorece...

O que fazes?

Mesmo que eu fosse uma alminha muito caridosa para te o dizer, penso que seguiria o conselho do "colega do lado" que deixou de ser sócio... eu também nem sou...

Estou solidária!

:)

Marco disse...

dani: quando uma associação como a DECO se demonstra pouco útil para o que quer que seja (nem que seja apoio moral), acho que é mau sinal...

po: parece-me que a resposta dada se trata de uma espécie de escrita abstracta. Resumidamente ficamos sem saber uma série de coisas: o conceito de atenção, trabalho ou intervenção passam a assumir contornos difusos... Abraço!

eli: como é que se diz a alguém que não se quer um serviço que constitui... nada? :)

Sunshine disse...

Amigo, é que nem para os sócios eles resolvem a situação! E sim, essa respectiva carta é uma multi-uso... recebi uma muito parecida á pouco tempo com pequenas diferenças.

Marco disse...

sunshine: mas... mas... ainda há quem seja sócio da DECO? Se sim, foram obrigados?