domingo, fevereiro 08, 2009

O Golem de Loew

No processo de ressaca de viagens que estou a viver, vou-me lembrando das histórias que vou conhecendo nos locais por onde passo. Enquanto estou sentado ao computador e olho o meu quadro com uma foto a preto e branco do relógio astronómico de Praga, lembro-me de toda a envolvente histórica daquela cidade e de uma lenda em particular: o Golem. A lenda do Golem fascinou-me pela história do povo judeu naquele local, que está ainda hoje bem presente e (por motivos pouco felizes) bem marcada. Basicamente a palavra "Golem" significa "ser animado criado a partir de matéria inanimada". Esta criatura invulgar (que faz parte do folclore judaico) pode ser trazida à vida a partir de magia. A história mais conhecida destes seres é precisamente a de Praga, na qual o rabino Judah Loew terá criado um Golem com lama do rio Vltava para defender os judeus do gueto Josefov. Os judeus precisavam deste tipo de protecção devido aos ataques anti-semitas que ocorriam frequentemente. O Maharal (nome pelo qual o rabino era conhecido) terá criado o Golem, apenas para protecção do gueto, e fechava a criatura todos os dias no sótão da Antiga-Nova Sinagoga. Mas o Golem ter-se-á tornado violento e começou a espalhar o medo, sendo prometido ao rabino que a violência contra o gueto acabaria se este destruísse o ser, o que fez apagando a primeira letra da palavra Emet, inscrita na sua testa. O curioso é que nem os nazis da Gestapo entraram no sótão desta sinagoga, que sobreviveu miraculosamente aos bombardeamentos durante a segunda guerra mundial... e assim se perpetua a lenda até aos dias de hoje, dizendo que ainda se encontram lá os restos mortais do Golem.

4 comentários:

Sunshine disse...

Obrigado Marco - Não conhecia esta lenda e adorei a conhecer. Tive a pesquisar mais informação na net e achei curioso de acrescentar que acreditavam que o Golem tinha poderes sobre-humanos como a invisibilidade, um toque quente e chamar os espíritos daqueles que já tinha morrido para testemunhar nos tribunais de Praga.
Mais uma informação interessante: Emet significa Verdade em Hebraico e retirando o "E" - Met passa a significar Morte.
Sempre adorei uma boa lenda.

Sunshine disse...

PS... Deixei-te um desafio no meu blog. Beijinhos.

apenas um gajo... disse...

Sempre achei fascinante o mito do Golem. Tem muitos pontos comuns com as histórias dos homúnculos ou a tentativa de criar um ser à imagem do Homem.

Um imenso bem-jaja

Marco disse...

sunshine: se um dia fores a Praga vais certamente achar fascinante a forma como esta lenda está "entranhada" na cidade.

gajo: é realmente interessante como a alquimia se relaciona com este ponto em particular da tradição judaica.