quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Publicidade ou Violência?

Ou sou eu que estou demasiado sensível a algum tipo de publicidade com que me tenho cruzado, ou esta malta do "marketing" anda toda a precisar de férias. Depois do episódio das "almorródias", nada me tinha preparado para ver em folhetos publicitários ameaças veladas à integridade física das pessoas. Meus amigos, quantos me comprariam algo se eu chegasse ao pé de vós com a seguinte frase: "olha lá, estás a precisar de uns dentes novos?". Das duas uma: ou desatavam a fugir ou quem ficava a precisar de uns dentes novos era eu! Mas parece que para alguns génios da publicidade, este tipo de "slogan" faz sentido. Assim nasceu o papelinho cuja capa aqui coloco em formato digital. Apesar da criancinha sem os dentes de leite, presente na fotografia, este serviço é destinado aos mais graúdos. Imagino já uma futura versão deste folheto em que aparece uma típica dona de casa, com apenas dois dentinhos (as chamadas mulheres "bidentes", que adivinham o futuro) e com um slogan como "o seu marido chega bêbado a casa e parte-lhe os dentes? Peça-lhe outros!". Este tipo de publicidade poderia ainda ser alargado às ópticas e oculistas: "O seu marido chega a casa bêbado e faz-lhe olhos negros? Peça-lhe óculos escuros!". Enfim... parece-me a mim que, se há quem "precise de dentes novos", outros há que já mereciam também um cérebro novo... de preferência a funcionar!

3 comentários:

apenas um gajo... disse...

O mau-gosto aplicado a uma profissão criativa só pode dar péssimos resultados. Mas aqui não é só a empresa de publicidade que falha, o cliente que aceita esta campanha também demonstra falta de nível.

Um grande bem-haja

Sunshine disse...

È chamado publicidade á pancada - apelando aos mais desesperados! =P
Sim amigo, claramente estamos a precisar de profissionais com mais visão e creatividade que isto.

Marco disse...

gajo: ... isso se não tiver sido o cliente a ter a brilhante ideia.

sunshine: publicidade à pancada... e vá lá que não é publicidade enganosa!