domingo, fevereiro 15, 2009

Quão Evoluídos Somos?

Hoje logo após o almoço, decidi ir até à Gulbenkian. Não passava por lá há algum tempo e aproveitando o facto de estar disponível a exposição recém inaugurada relativa aos 200 anos de Darwin e 150 da publicação da sua teoria da evolução, coloquei-me a caminho. Quando cheguei percebi logo que o dia escolhido não era o mais inteligente... Uma vez que era domingo (com entradas grátis na maior parte dos museus) estava lá a malta toda dos "pontapés na cabeça*". Ainda assim resisti a uma ainda pequena fila (naquele momento), e a 15 minutos do som irritante provocado por um espécime estrategicamente posicionado atrás de mim na fila, a brincar com uma mão cheia de moedas. Assim que me consegui distanciar do dito animal, claramente deixado de fora de qualquer teoria da evolução possível e imaginária, lá consegui aproveitar a exposição. Não sei se pelo fascínio que o tema exerce em mim, os 1000 m2 anunciados souberam a pouco. Ainda assim estava bem pensada (a exposição), intercalando itens únicos relacionados com a pesquisa, uma réplica muito boa do Beagle produzida pelo Museu da Marinha, registos pessoais de Darwin, alguma literatura, filmes e bicharada cedida pelo Zoo de Lisboa (estiveram bem, nesta parte). A imagem que junto a este post não estava por lá, mas acho interessante pois consiste num cartoon do século XIX que goza com as teorias de Darwin sobre a evolução. Parece que afinal os loucos de hoje podem sempre ser os génios de amanhã... Acho que ainda sou capaz de lá voltar, se puder, para apreciar melhor o espaço sem a confusão da malta das borlas. Compreendo a acção e o incentivo a nível cultural, mas assim sendo, eu sinceramente... prefiro pagar.

* pontapés na cabeça: expressão utilizada para designar uma subespécie próxima dos primatas, retirada da teoria da (des)evolução desenvolvida pelo PJ, segundo o qual, "à borla até pontapés na cabeça".

4 comentários:

Anónimo disse...

...caro amigo, prezo muito este teu gosto pela cultura, como tal, aqui te deixo um link para uma vasta agenda cultural que se encontra no portal da Cultura:
http://www.portaldacultura.gov.pt/agendacultural/Pages/portemainicio.aspx

Marco disse...

gonçalo: e eu na espectativa que ías lançar aqui um link com uma série de borlas (ou pontapés na cabeça), mas afinal são espectáculos pagos... que desilusão! ;)

Anónimo disse...

...pois, isso também eu queria e nunca tive, mesmo estando aqui na cultura. E não és tú que dizes que é muita confusão nas borlas?...
Apenas te queria manter informado...lol

Marco disse...

gonçalo: realmente... pensando bem... é melhor não arriscar nas borlas!