domingo, outubro 14, 2018

Furacão Leslie Nielsen

Mais uma vez e como o IPMA e a proteção civil já nos têm habituado, a montanha pariu um rato. O furacão Leslie, anunciado como o mais violento acontecimento meteorológico a assolar Portugal desde meados do século XIX, acabou por passar por nós como uma moderada depressão ou ciclone tropical (e não um furacão, que é a escala máxima para fenómenos desta natureza). Apesar dos esforços dos jornalistas (sobretudo do CM) por mostrar o caos e cenários apocalíptico deixado para trás, tal não aconteceu e pouco mais que umas árvores caídas e cortes de luz tiveram de servir. O mais engraçado é que qualquer pessoa com um telemóvel e uma aplicação de meteorologia, a meio do dia, conseguia consultar informação mais atualizada que aquela que o IPMA e os meios de comunicação social anunciavam e anunciaram até ao final do dia (e que acabou por se comprovar não ser correta). Não sei se os senhores do IPMA e da ANPC já ouviram falar da fábula do Pedro e o Lobo, e se percebem as consequências do alarmismo infundado constante com que nos presenteiam (agora até SMS são enviadas às pessoas a pedir para não saírem de casa, etc.). Tal como acontece na dita fábula, chegará o dia em que o lobo vem mesmo lá, e depois ninguém vai ligar...

Nota do autor: a foto acima nada tem a ver com o fenómeno climático relatado, foi escolhida apenas por semelhança... porque se trata do falecido ator cómico Leslie Nielsen... que em tempos passados me fazia rir até chorar com alguns dos seus filmes.

2 comentários:

António Maria disse...

Não há dúvida que não terá sido propriamente um furacão, pelo menos daqueles que costumamos ver nos filmes... mas, a verdade é que não é só a CMTV que estará a "tirar partido da situação", a SIC NOTÍCIAS também tem transmitido com bastante intensidade o que foram os efeitos da "tempestade" por esse país fora e muita gente foi afectada, principalmente no distrito de Coimbra, o qual ao que parece foi o mais afectado. e Pescanseco pertence ao distrito de Coimbra...
Beijinhos
Pai

mãe disse...

A verdade é que comparando com noticias de outros países, isto não é nada.
E convenhamos, a pedirem ás pessoas para não saírem de casa por exemplo em Lisboa que segundo parece, até foi a menos afectada, é sem duvida andar a gritar que há lobo.
Mas não há duvida, as televisões assim já têm mais umas horas de espaço preenchido, sem terem que se preocupar de procurar noticias com interesse.
Beijinhos