sexta-feira, março 22, 2013

Usados e Abusados...

Volta e meia dou uma vista de olhos pelo Standvirtual e OLX (passo a publicidade) para espreitar eventuais negócios interessantes ou pechinchas que possam aparecer (sim, que eu tenho um jeito do caraças para escolher carros usados). Se este é o objectivo principal, acabo por me perder um pouco na linguística utilizada por grande parte dos vendedores. É que fico verdadeiramente fascinado com a criatividade dos autores de textos dignos de verdadeiras obras literárias, e acabo por perder horas a admirar os diferentes estilos de prosa aplicados. Não acreditam? Acham ridículo referir-me a tal coisa de tal forma? Então passo a demonstrar aquilo a que me refiro.

Exemplo: Opel Corsa
Texto (ipsis verbis): "carro de retoma vendo conforme esta com espeção até 2014 motor muito bom pintura razuavel pequena mossa no capom entriores bons apenas banco do condutor un bacado descusido o carro esta muito bom desafio a ver o carro".

Ignorando a pontuação (ou falta dela) ocorre-me comentar:
1. O que significa "vendo conforme esta"? Será que existem outras pessoas que vendem os carros, mas indicando que no momento da compra o veículo estará cor-de-rosa em vez de preto? Ou que o motor será a diesel em vez de gasolina?
2. O que é uma "espeção"? Admiro o esforço pela tentativa de adesão ao acordo ortográfico, com a retirada estratégica do "c" antes do "ç", mas a palavra "espeção" em si, o que significa?
3. O que é uma pintura "razuavel"?
4. O que é um "capom"?
5. O que são "entriores"?
6. O que é um banco um "bacado descusido"?
7. Com isto tudo, realmente será um desafio ver o carro, porque pela descrição textual, é um bocado difícil perceber o estado em que o mesmo se encontra.

Outro exemplo: Honda CRX
Texto (ipsis verbis): "bom para recuperar com decumentos mudança de nome na hora nao aceito trocas sem jantes".

Uma vez mais, ignorando a pontuação:
1. O que significa "com decumentos"?
2. O que significa "não aceito trocas sem jantes"?
3. "Bom para recuperar" parece-me um sinónimo de "o carro 'tá todo lixado".

Terceiro exemplo: Lancia Y10
Texto (ipsis verbis): "lancia y elefantino,esta a andar, descobri que tem a junta da cabeça queimada,anda normal so aquece se falta agua ou se fica naquele para aranca. preço é o minimo, nao faço por menos, por favor so interesados, nao aceito proposta".

Comentários:
1. "Descobri que tem a junta da cabeça queimada": ora aí está uma coisa importante de se saber, sobretudo porque a temperatura no vermelho e o fumo a sair do motor podem ser indicadores de que algo está mal...
2. "So aquece se falta agua ou se fica naquele para aranca": efectivamente, o consumo de água num carro com a junta da cabeça queimada é frequente... o que acontece numa situação de "aranca" não sei dizer.
3. "Por favor so interesados": assumindo que "interesados" significa "interessados", então é realmente importante distinguir o trigo do joio, e avisar as pessoas a quem o negócio não interessa, que não devem ligar ao senhor.
4. "Não aceito proposta": ora aí está uma coisa importante para quem está a vender algo - não aceitar propostas. Até porque torna tudo muito mais fácil.

Quarto exemplo: Fiat Punto
Texto (ipsis verbis): "Boas vendo fiat punto 55. O carro esta a precisar de levar ponteira de transmicao do lado direto e junta das valvulas e ten umas pequenas mocas...para mais infurmacoes disponha... Mando mais fotos por mail".

Comentários:
1. O que é uma "transmicao"? E qual é o lado "direto" de um carro?
2. O que significa "ten umas pequenas mocas"? Serão dez mocas de Rio Maior? Estarão no porta luvas?
3. O que são "infurmacoes"?

Quinto e último exemplo, que apelidei carinhosamente de "o anúncio disléxico": Opel Corsa
Texto (ipsis veris): "o Revizao Pois DE Esta Parado JA Uns Tem A Que 6MESES,Ser Subistituida Bomba Oleo A DE".

Comentários:
1. Hã?

Sem comentários: