quinta-feira, janeiro 28, 2021

Levanta-te e Anda!

Nos últimos tempos comecei a sentir o efeito do confinamento na minha saúde mental. Dentro de um mês faz um ano que entrei em teletrabalho, e passado este tempo todo, começo a aperceber-me agora que tenho feito um esforço diário consciente para me manter funcional e ativo no registo em que gosto de estar e não aquele a que as circunstâncias me levam. Mas sinto que a parte física tem um peso significativo e algo tem de mudar. Os escapes agora são poucos e tirando um par de treinos semanais de artes marciais, sinto claramente que o meu corpo precisa de mais atenção para que a mente possa ter a sua dose de equilíbrio necessária. Acredito que o sedentarismo extremo a que as circunstâncias atuais nos levam, vai fazer-se pagar mais tarde, de forma dramática, por todos nós. Quando até o nosso relógio passa o dia a alertar-nos para o nosso nível de sedentarismo e a pedir-nos que nos levantemos e andemos um bocado, isso só pode mesmo ser mau sinal. E o alerta é mais que justificado, já que (a título de exemplo) neste momento a minha rotina diária passa por: acordar... higiene... café... sentar ao computador. Paragem para almoço e depois... sentar ao computador. Paragem para o jantar e depois... sentar ao computador. E mesmo depois do jantar, de há uns meses para cá o trabalho tem exigido que... me sente ao computador. Praticamente não faço pausas pelo meio... não tomo um café com um amigo... não converso... por vezes chego a dar por mim aflito para ir à casa de banho quando estou na minha própria casa! E no final do dia também não é muito diferente. Talvez uns minutos de televisão antes de ir deitar e no dia seguinte... repetir. Sem a capacidade de recuperar desta rotina aos fins-de-semana, a coisa torna-se ainda pior. Não pode ser. Algo tem de mudar. E tenho de ser eu a fazer essa mudança. Todos nós a deviamos fazer.

2 comentários:

António Maria disse...

Bom esforço!
Beijinhos
Pai

mãe disse...

Sem duvida nenhuma filho. Fazes bem . ´
Beijinho da mãe