sábado, janeiro 16, 2021

Epítome da Aventura Motorizada

Desde miúdo e muito antes ainda de ter a minha primeira mota, que me recordo de assistir às imagens fantásticas de uma prova que é para mim o epítome da aventura no que diz respeito ao desporto motorizado, particularmente em relação a motas: o Paris Dakar. Fui assistindo ao longo dos anos às várias edições do Dakar, que foram adquirindo relevância para mim sobretudo quando me tornei eu próprio um motociclista aos 16 anos de idade. Fui amadurecendo ao longo dos anos e a prova também.

Depois do 11 de setembro, tudo mudou. A ameaça eminente de grupos terroristas obrigou a organização do evento a adaptar-se e a escolher outras paragens para este desafio a que inúmeros aventureiros acorrem todos os anos. Mas por muito aventureiros que sejam, ninguém queria acabar refém de um grupo terrorista, ou pior, ter a cabeça cortada em direto na televisão. A América do Sul passou a ser o palco do evento e confesso que apesar de se manter uma prova difícil, a ausência daquele pano de fundo que o continente africano proporcionava (sobretudo no momento da chegada à praia em Dakar) fez a prova perder algum encanto.

No ano passado o Dakar mudou-se novamente para outras paragens. Desta vez, o local escolhido foi a Arábia Saudita, que me surpreendeu pela positiva. Ao longo das várias etapas o pano de fundo traz-me muito mais à recordação as paisagens do Dakar original em África e sem dúvida que as imagens são lindíssimas. 

O ano passado foi trágico já que um dos pilotos mais admirados pelos portugueses faleceu no decorrer da prova, em resultado de uma queda. Naturalmente que este ano foram vários os pilotos a homenagear Paulo Gonçalves (Speedy para os amigos), um atleta e homem admirado por todos. O que é menos natural é que pela primeira vez não houve qualquer tipo de cobertura mediática das televisões nacionais sobre um evento desta envergadura, onde estão vários portugueses em prova e a obter resultados respeitáveis. Admito que o tempo seja precioso e reservado a notícias sobre COVID e por isso não permita um resumo de 5 minutos de cada etapa da prova no fim do telejornal... fui assim obrigado a ir assistindo a esta prova fantástica através de outros meios. Aproveito para deixar aqui um resumo de algumas imagens simplesmente espetaculares.


Talvez um dia eventos como este voltem a ser mais importantes do que entrevistas de rua a pessoas mascaradas a tecer considerações sobre não poderem ir ao shopping por causa de uma pandemia qualquer.

1 comentário:

mãe disse...

HUAU... é só o que apetece dizer a cada momento. Incrível mesmo, imagens incríveis. Imagino como te sentes a ver estas imagens.
E a paisagem é linda. A mim desde sempre, que o deserto, areia, tudo isso tem um sentido mágico para mim. Ainda ontem e mais uma vez estive a ver um filme, Rainha do Deserto com a Nicole Kidman , no papel de Gertrude Bell. É mágico!!!
Beijinhos filho.
Concordo em absoluto contigo quando falas da falta de informação e imagens deste género de competições. Mas o tempo não chega para as noticias deprimentes (as quais eu reconheço, ver demais) do COVID e que em vez de me fazerem sentir HUAU como estas que mostras aqui, me levam muitas vezes às lágrimas.