terça-feira, novembro 11, 2008

Lamechices, ou Talvez Não

Correndo o risco de parecer um pouco lamechas (ainda para mais porque a inspiração me advém de um pormenor que apanhei num programa televisivo), escolho o tema "amor" para escrever qualquer coisa sobre o assunto. Contraponho a possível "lamechice" com uma análise sobre o considerar amar alguém (ou não). É um facto que muito boa gente, ainda que tendo actualmente (ou tido anteriormente) relações com outras pessoas, se questionada, responderá que nunca amou ninguém. Se por um lado para alguns parece óbvio identificar quando se ama/amou alguém ou não, para mim existe uma fronteira ténue, quase imperceptível, entre o gostar muito de alguém e o amar. Isto significa que considero que muitos dos que fazem a tal afirmação, estarão certamente errados, e apenas não sabem que amaram realmente. Penso também que o amor não é necessariamente eterno, ao contrário do que somos socialmente treinados para pensar. Pode acontecer ou não, o que só ajuda à minha teoria. Não precisamos considerar alguém perfeito para sentir que amamos, basta compreender e aprender a viver com esses defeitos (e eventualmente até achar alguma piada a uns quantos, brincando com eles). Não precisamos estar sempre a pensar que vamos estar com esse alguém para a eternidade, basta apreciar e sentir que apreciamos o momento, para imaginar (e saber) que o amanhã não será diferente. Não precisamos estar à espera de ver luzes e fogo de artifício como aura de uma pessoa, para sentir que esta é especial, basta perceber e lembrar dia após dia o que nos chamou (e chama) a atenção sobre esse alguém. Se um dia todas estas receitas deixam subitamente de fazer sentido e ter significado, então cometemos um erro, caso contrário, amamos. Esta é a minha singela opinião sobre o assunto...

3 comentários:

apenas um gajo... disse...

Meu caro amigo, 'lamechices'!?!??!
tenho outra teoria, alguém sensível, felizmente bem sensível!

Um grande abraço

jomaolme disse...

Isto do amor é complicado...
Saber viver o dia a dia com a pessoa q estamos e saber lidar c os defeitos, as qualidades e os feitios...

Há mt q n passava por cá...

Beijokas

Marco disse...

gajo: ... daí o talvez não, mas sim, volta e meia desperta o meu lado sensível, e tal como dizes, ainda bem.

jomaolme: o amor sem complicação também não tinha a mesma piada... e sim, é verdade que há uns tempos não visitavas o meu estaminé!