sexta-feira, junho 13, 2008

Sardinha Baratinha

Confesso que ontem (e provavelmente hoje) não me dei ao trabalho de ir festejar os santos populares. Muitos podem achar uma vergonha que alguém nascido em Lisboa e que vive em Lisboa, como eu, não se dê ao trabalho de sair de casa para este efeito. Conforme os anos têm passado (e se tem tornado moda ir aos santos populares) tenho-me progressivamente distanciado destes festejos, por cada vez serem menos aquilo que eu conhecia e gostava (devo estar a ficar velho...). Como em tantos outros acontecimentos que de repente se tornam moda em Portugal, também os santos já são uma "feira das vaidades". Para além disso, aquilo que custa este festejo a quem nele participar tem tudo menos algo a ver com "popular". Digamos que pagar 1,5 euros por uma sardinha (chegava para pagar um quilo), ou 3 euros por uma bifana, não é o que mais gosto de fazer. Realmente depois do preço dos combustíveis, só faltava mesmo o desvario do preço das sardinhas. Mas enfim, os habitantes de Alfama e outros bairros típicos que se dedicam a esta actividade, têm que facturar o suficiente para o resto do ano... só espero que a ASAE não dê cabo dos planos à malta. Se começarem a incomodar muito, é questão de convidar o Sr. António Nunes e oferecer-lhe uma sardinha no pão com um charuto a acompanhar, que certamente se arranja um "buraquinho" na lei...

3 comentários:

Eli disse...

:) Andaste foi à sardinha às escondidas e tiraste uma foto para este post :P

EHEHEH

Olha, eu não sou de Lisboa, mas apesar de estar por cá, não é noite que me fascine!... Mas, seria capaz de pagar os três euros pela bifana e já ficava "jantada"... só pelo "combbíbio, carago"!

:)

Mary Xu disse...

Eu nem gosto de sardinhas... Mas há 4 anos fui lá pela primeira vez e já a sardinha estava cara!

Marco disse...

eli: por acaso este ano já comi várias vezes sardinha, mas não foi nos santos...

mary: confirma-se que é o mesmo problema dos combustíveis: sai caro mas a malta continua a comprar...