quarta-feira, junho 04, 2008

Os Histéricos da Bola

Confesso que tenho sempre gostado de acompanhar os eventos desportivos, ainda que demasiado profissionalizados, relativos às incursões da nossa selecção por esse mundo fora. Tenciono manter esse mesmo interesse na época desportiva que vivemos actualmente, mas recuso-me a alinhar com histerias, passando a enumerar os meus motivos:

1. A histeria do futebol parece servir para esconder o desgosto que todos sentimos com a situação actual do país aos mais variados níveis;
2. A histeria do futebol torna os jogadores cada vez mais arrogantes, ignorando que o principal do desporto é a componente humana que os apoia (mesmo quando não conseguem ser os melhores);
3. A histeria do futebol faz ignorar o facto de o melhor treinador do mundo (ou pelo menos o mais "special one") ser imbecil ao ponto de recusar falar português, enquanto acede a responder em inglês e italiano numa conferência de imprensa;
4. A histeria do futebol é capaz de levar os mais fanáticos à violência, ainda que os mesmos não mexam uma palha para mudar o que de mal tem a sociedade em que estão inseridos;
5. A histeria do futebol dá milhões a muita gente que se limitou a ter sorte na vida, em vez de ajudar(em) quem sempre lutou com muito mais afinco, por ter um mínimo para sobreviver;

Resumindo, há muita gente para quem o futebol é tudo. Mas para quem representa o futebol, essa gente é precisamente o oposto... nada. Há que ser moderado nos sentimentos e emoções, não esquecendo que o futebol, é isso mesmo: apenas futebol, merecendo por isso também atenção moderada. Vamos lá mas é a ligar o cérebro e pensar (também) em coisas mais importantes...

3 comentários:

carekaPT disse...

O que eu mai'gosto no futebol são os caracóis e as jolas...

Mary Xu disse...

Faço minhas as palavras do kabe ludo... O convivio durante um jogo de futebol é o que há de melhor. Apoio a nossa selecção sem duvida alguma, mas sem exagero e esperando que cheguem o mais longe possivel. E se não chegarem, paciencia. A arrogancia de alguns dos nossos jogadores irrita-me. E ver pessoas que os veneram ainda me irrita mais.

Eli disse...

É nisso mesmo que eu penso, quando vejo tudo o que referiste!... Eu não gosto de futebol, mas, há quatro anos atrás vivi o Europeu e deixei-me envolver neste orgulho nacional. Este ano, apesar de terem treinado em Viseu não senti o mesmo! Sinto que está muito mecanizado e conduzido para ser tudo quando o resto parece-me um "nada" demasiado grande para ser esquecido, tal como disseste (com outras palavras).

:)