segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Técnicas de Engate - Parte I

Atrevo-me a começar este post por um título que antecipa algo mais, porque são várias as vezes que apanho conversas de café/restaurante ao meu lado, que claramente são das mais puras técnicas de engate. Próximos episódios se adivinham, portanto. De qualquer forma ontem aconteceu-me precisamente isto. Um casalinho de "amigos", até já algo "entradotes" em termos de idade, com a mais pura conversa de engate. No entanto confesso que nem todas as técnicas a que assisto se coadunam com o que eu faria na mesma situação. Este era um desses casos em que claramente a técnica aplicada não seria uma boa aposta. Desta feita passava concretamente por (a senhora) descrever o seu antigo par ao mais íntimo pormenor, da forma mais escabrosa possível. A falta de nobreza do animal era inversamente proporcional à humildade da senhora e ao espírito de sacrifício com que se dedicou (supostamente) à relação. Como se o facto de alguém se deixar espezinhar, possa ser auguro de algo bom para outra relação a caminho. Basicamente é como se a senhora (que obviamente não pensava nisto por esta perspectiva) quisesse dar entender que pela sua capacidade sofredora e habilidade para ser maltratada fosse uma espécie de marketing a dizer "eu sou uma boa aposta para relações futuras". Provavelmente é... para gajos que gostem de arrear nas mulheres, por exemplo. Por seu lado o homem ia cumprindo a sua função, fazendo de bom ouvinte, provavelmente enquanto pensava quando é que estaria ultrapassada a fase do exorcismo para poderem passar à fase do galanteio, já independente de escárnio e maldizer de terceiros. Parece-me a mim que funciona melhor elogiar alguém do que denegrir outrém, mas isto é só a minha humilde opinião.

1 comentário:

Eli disse...

Concordo. Mesmo que me pusesse para aqui a comentar este assunto, só pessoalmente me compreenderias!

Enfim, nem é tanto a questão de elogiar ou denegrir, mas sim, reparar que a pessoa que está à sua frente seja outra e não se fazer de vítima, embora isso pudesse ter acontecido e ela tem toda a legitimidade para desabafar, ou lá o que era.

Porém, também poderiam ser mesmo amigos e aquele assunto estar pendente de ser contado (há gente que procede dessa forma) e simplesmente estarem a despachá-lo para passar às novidades interessantemente boas e positivas!!!

:)