terça-feira, janeiro 29, 2008

Ubuntu Para Humanos

Linux for humans, they say. A bit of bullshit, I answer. Quer dizer, na prática e apesar dos problemas em particular que enfrentei (e enfrento ainda) com a minha placa wireless, com a configuração de rede sem fios "picuínhas" e com mais umas quantas particularidades, confesso que estou fã. Já tinha visto e experimentado anteriormente, mas a necessidade levou-me finalmente a mudar de distros RedHat e seus derivados (Fedoras e afins) para o Ubuntu... e é mesmo muito bom! Para quem gosta de ter algumas "paneleirices" no desktop, também têm aqui uma boa solução. A diferença deste sistema operativo para plataformas Microsoft, é que aquilo que está por baixo também funciona bem. Quem me conhece profissionalmente sabe que não sou fundamentalista, por isso esta é uma opinião isenta. Recomendo este sistema operativo a quem quer que pretenda poupar uns trocos ou evitar pirataria, porque não é preciso ser nenhum crânio da informática (muito pelo contrário) para montar um sistema completamente funcional, de fácil actualização e com alguns extras bem giros (para quem gosta de MacOS X, aconselho experimentarem este também). E quem é que não gosta de ter um cubo 3D como desktop?

3 comentários:

Unknown disse...

tenho que ver isso...
:)

carekaPT disse...

De algum tempo para cá fui forçado (por motivos profissionais) a aprender a operar com sistemas linux, mas infelizmente em linha de comandos, sem as ditas paneleirices gráficas...e facilitava muito se houvesse um motor de busca na internet que procurasse software equivalente para plataforma linux (agora só me ocorre p.ex. o dvd decrypter para...errr...hummm....cof cof...gravar iso's e tal...aiin)

Porque a passagem de MS para linux ultimamente tem sido mais pacifica e suave, mas enquanto eu não souber quais os programas que utilizo (e que até estou bastante satisfeito com eles) na sua versão linux...lá me vou aguentando com o meu amigo Gates à perna.

PS O efeito cubo 3D é muito fixe, nas versões anteriores era um programa á parte do SO, só para teres uma noção qqr pentiumzito com 32Mb de gráfica consegue criar esse efeito, enquanto que no Vista para teres os efeitos de transparencia e aquele Window Key +TAB supostamente tridimensional precisas de ter no minimo 128Mb (256 aconselhaveis).

Enfim...no comments e
haja juizo!

Gonçalo disse...

...concordo contigo, pois uso aqui no serviço desde que para cá vim...é sempre bom termos experiências novas, já agora para quem quiser implementar uma boa Firewall por software (à pobre, porque as da cisco são extremamente caras) aconselho o IPCOP, bastante completo, em linux, administração via web e fiável... para SO servidores só em linha de comandos, acho que a distribuição mais estável e gratuita é o CentOS....Abraço