segunda-feira, setembro 11, 2017

Mais Uma Vindima

Tive mais uma vez o privilégio de, tal como tenho conseguido fazer quase todos os anos desde que me recordo, participar numa vindima. Cada vez aprecio mais o facto de o conseguir fazer, porque cada vez me parece mais próximo o momento em que posso deixar de o conseguir fazer. As vinhas vão desaparecendo... as pessoas vão deixando de as poder cuidar... e subitamente surge a perceção de que tudo pode terminar. Confesso que é um sonho meu um dia ter uma vinha minha - não precisa de ser de grande dimensão nem muito variada, bastam duas ou três castas... - para todos os anos poder reunir um grupo de familiares e amigos e fazer uns quantos litros de vinho. Todo o processo, convívio e por fim o resultado final, são ingredientes de uma receita que me continua sempre a fazer feliz. Pequenos pormenores como o cheiro da uva esmagada, a prova do vinho doce, o cansaço saudável no final de um dia de trabalho, contribuem para uma experiência ímpar e que deve ser valorizada. Para já não vale a pena preocupar-me muito com as oportunidades vindouras e se as mesmas se vão realizar ou não, mas sim registar mais uma lembrança e saborear os momentos vividos durante o último fim-de-semana. Espero que os mais pequenos também se recordem um dia destes momentos com o mesmo carinho com que eu me recordo daqueles que vivi, e com quem os vivi. Porque também é tempo de criar lembranças, além de as ter.

3 comentários:

mãe disse...

E o meu mais pequenino aqui até parece um homem agarrado ao balde das uvas.
As boas recordações ficam concerteza, como também ficaram para ti.
Beijinhos da mãe

Marco disse...

mãe: espero que sim, e que não se lembre só dos ralhetes que lhe dou... :)

ACCM disse...

Depois, um dia destes, o São Martinho... o cheirinho das castanhas a assar, a abertura do pipo... Só falta é o porco, mas enfim, não se pode ter tudo.
Beijinhos
pai