sexta-feira, maio 15, 2009

Meninas Educadas...

Confesso que só me lembro de ter estado sentado uma vez no Campo Pequeno (antes das obras de renovação), e sem ser para assistir a touradas. Na passada quinta-feira tive o prazer dessa nova experiência (o espaço ficou magnífico). Gostaria de ter assistido a um evento com nomes mais sonantes no toureio a cavalo, de qualquer forma tanto o jovem Ribeiro Telles como o Manuel Lupi deram conta do recado. Os grandes nomes deste cartaz eram sem dúvida Pedrito de Portugal e o espanhol El Cid (não confundir com o tipo das favas com chouriço), sendo que este último não conseguiu repetir o triunfo anteriormente alcançado. Por outro lado o Pedrito foi a estrela (e a salvação) da noite (correu-lhe mesmo muito bem...). Foi uma experiência excelente e que recomendo a quem goste de tourada. Basta conseguir ultrapassar alguns percalços como atravessar a manifestação à entrada do Campo Pequeno que grita palavras de ordem fortes como "meninas educadas, não vêm às touradas" (ainda agora me pergunto quem se terá lembrado desta), passando por um assistente cuja função é indicar o lugar às pessoas mas que não conhece o interior do CP, aturando dois ou três bêbados (imagino que seja da praxe) que resolviam dar um ar da sua graça quando toda a praça se encontra em silêncio, e terminando no já conhecido espírito "tuga" da malta que 15 minutos antes do espectáculo acabar se começa a levantar deixando a praça quase vazia para o final. Ainda assim, mantenho a minha afirmação: uma experiência boa que, apesar de acabar tarde e a más horas em pleno dia de semana, sou capaz de repetir.

6 comentários:

Eli disse...

Não gosto de touradas.

Quando morava na Terceira (a ilha) tive oportunidade de assistir na arena e várias de rua, mas não me diz nada. Só vi por curiosidade.

Lá, eles fazem touradas em todas as ruas e terrinhas desde Maio a Setembro em honra das festas cristãs e pagãs.

É comparável com os bailaricos daqui das aldeias (há pelo menos um todas as semanas de Verão).

:)

Marco disse...

eli: denoto então que és uma "menina educada"... ainda bem... haja quem!

RLV disse...

touradas..... cambada de mariquinhas, deixem os touros em pontas e em campo aberto a aí sim, vou achar piada...

Marco disse...

louco: com 600 kg de carne pela frente não sei se as pontas são o que mais impressiona... reservo-me o direito de não experimentar.

carekaPT disse...

Quando a minha mulher ainda me deixava ir às largadas (som do whiplash em fundo), qualquer pessoa que corresse à frente de 500kg de massa bruta tinha como garantia uma bela descarga de adrenalina pelo corpo todo...o problema era quando se tentava fazer isto com algumas gramas por litro de sangue.


PS Hoje em dia só tenho autorização para ver a largada de fora das 'barricadas', de preferência sentado, com um coirato (ainda com pêlo) numa mão e um copo de plástico com cerveja na outra.

Haja juízo!

Marco disse...

kabeludo: estás um autêntico animal doméstico...