sexta-feira, abril 21, 2006

Injecção Comercial

"Os quatro canais portugueses em sinal aberto transmitiram, entre Janeiro e Março, mais de mil horas de publicidade, com a TVI a emitir quase metade do valor total, segundo a Marktest."
IN Público 20-04-2006

Sem grandes rigores e capacidades matemáticas para fazer cálculos, mas tanto quanto sei 3 meses rondam os 90 dias, se considerarmos que os canais transmitem 24 horas por dia... temos 2160 horas totais de transmissão. Tendo em conta que das 1320 horas totais, por exemplo a TVI transmitiu mais de metade, fica para si com um bolo de cerca de 700 horas, o que corresponde a 1/3 de tempo da sua transmissão reservado a publicidade. Exposto este breve raciocínio, espero que o caro leitor se sinta mais feliz e até mesmo aliviado. Eu pessoalmente sinto, porque já julgava ser vítima de um problema grave de saúde mental, entre um misto de Alzheimer com Narcolepsia, uma vez que me acontece frequentemente esquecer qual o programa a que estou a assistir, sendo que por vezes também adormeço durante o período de intervalo publicitário desse mesmo programa. Assim, está de alguma forma explicado o conjunto de sintomas que se apoderam de mim nesses momentos, como se perdesse o controlo das minhas funções cerebrais. Fica no entanto o alerta de que a exposição prolongada a transmissões televisivas realizadas pela TVI, tanto pela qualidade dos programas como pela duração dos períodos comerciais, pode efectivamente provocar lesões cerebrais irreversíveis, que podem resultar em estados vegetativos do espectador. Recomenda-se assim um intervalo de 15 minutos (esticar as pernas, fumar um cigarro, beber uma "jola"...), por cada 30 minutos de publicidade. Isto porque com esta média, por exemplo para assistir a um filme de 2 horas, é necessária uma "injecção comercial" de 1 hora no mínimo. Uma vez mais, parabéns e um grande bem haja à TVI, pelos serviços prestados.

5 comentários:

Dani disse...

:)
Ainda bem que apresentas este estudo! Também eu começava a ficar preocupado com esses sintomas, e a achar que a velhice me tinha tomado de assalto.

Unknown disse...

Eu pessoalmente já me curei desse problema... Não vejo a TVI :)

Abraço

hala_kazam disse...

por isso é que agora é pecado ver tv

:)

*beijos*

Anónimo disse...

É pecado ver tv, ler jornais e aceder á Internet...

Tendo sido a TVI inicialmente rotulada da 'Tv da Igreja' (Soube de omilias em que se pedia ao povão que se unissem para comprar acções da TVI), fará todo o sentido apoiar esta ultima resolução do Sr. Ratzinger...there for, on error resume next e a TVI deixa de emitir aquilo a que chamo de Televisão (telenovelas, noticiarios, filmes, documentários, séries and soy on and soy on) para enganar o leigo consumidor com publicidade...

E o que mais me irrita no meio disto tudo são os espanhois...não sei porque, cheira-me a mais um estratagema maquiavélico de nuestros hermanos de nos desencefalizar aos poucos e poucos...

Haja juizo...
Olé!

Anónimo disse...

O problema é que já não é só a TVI, como sempre, o que está mal é sempre bem imitado!