terça-feira, setembro 15, 2015

Aldeia Típica de Mestre José Franco

No passado fim de semana visitei um local que já não visitava há bastante tempo: a Aldeia Típica do Mestre José Franco. E sinceramente fiquei muito contente por o ter feito, lamentando apenas ter estado tanto tempo sem por lá passar. É um local mágico, onde se sente o amor e dedicação que um homem colocou em tudo aquilo que fez. E que fez desprendidamente e desinteressadamente, ao ponto de, mesmo já não estando entre nós, se ter assegurado que um espaço que sempre esteve aberto a toda a gente, sem custos para o visitar, assim se mantém até aos dias de hoje. O Pedro lá se entreteve a admirar as coisas pelas quais passava, mas o Alex gostou mesmo! Uma espécie de Portugal dos Pequeninos, com história e aquelas pequenas coisas que hoje em dia dificilmente se encontram e vêem noutro lado. Desde profissões antigas, a tradições, diversões e até alguns animais... tudo foi motivo de interesse, e o interesse dele fez-me sentir bem. Sem dúvida um passeio a repetir, até porque depois dali até à Ericeira é um saltinho, e um almoço bem junto ao mar, regado com uma sangria de espumante, foi o remate ideal para este passeio improvisado.

2 comentários:

Mãe disse...

É sem duvida um espaço mágico. Fomoss lá algumas vezes, como te deves lembrar.
Agora já há algus anos que não vamos lá. Ainda bem que continua a ser esse espaço mágico, não só para crianças como para adultos.
beijinho da mãe

ACCM disse...

Às vezes é assim, passamos inúmeras vezes por sítios agradáveis e interessantes quase sem dar por eles, outras vezes não os visitamos por pensarmos que há tempo, só que depois o tempo vai passando e quando se dá por isso já é tarde. Felizmente neste caso o José Franco terá acautelado o seu sonho para além da sua própria existência, permitindo a gerações e gerações de visitantes, terem uma perspectiva da vida de outros tempos, quer no que se refere às pessoas, nomeadamente na sua forma de vestir, quer às actividade que desenvolviam, muitas delas já desaparecidas ou em vias de desaparecer. Ainda que, com carácter lúdico, não deixa de ser Cultura e (passe a redundância) ainda bem que a tua disponibilidade permite que leves os nossos pequeninos a estes sítios que tanto podem contribuir, também, para o seu desenvolvimento como pessoas.
Beijinhos
Pai