segunda-feira, setembro 14, 2015

Primeiro Dia de Aulas

Hoje foi o primeiro dia de escola "a sério" do meu filho mais velho. Pelas suas ações e reações deu-me algum conforto ver que não estava particularmente nervoso com a situação. O fato de não mudar de escola, de manter muitos dos colegas antigos, de já ter começado as aulas este ano ainda que em modo "brincadeira"... tudo contribuiu para que este dia não seja um marco muito vincado e com muito peso psicológico e emocional. Ainda bem! Mesmo assim, eu mais do que ele, não consegui deixar de sentir o meu coração ligeiramente apertado quando hoje o levei à sua nova sala de aula, onde tudo vai começar a decorrer de forma diferente daquilo que conhecia, onde basicamente a sua realidade se vai transformar. A perspetiva de olhar para ele e ver um menino crescido, em vez de um bebé, causa-me uma emoção difícil de explicar. Um misto de saudade de tempos que já lá vão, com preocupação em relação ao seu crescimento, e expectativa em relação ao seu futuro. Acho que na realidade ele saberá viver e lidar com estes momentos melhor que eu, já que metade destas preocupações lhe passam completamente ao lado. Para já e como sempre tem sido até hoje, sinto um enorme orgulho no meu filhote mais velho, que é também (e já) o mano velho de quem o seguirá nos mesmos passos, muito em breve. Espero estar à altura de acompanhar ambos nas aventuras que são e serão as suas vidas, e que os meus defeitos e falhas não me impeçam ainda assim de ser um bom Pai, tal como o meu sempre foi para mim. Um bom primeiro dia de aulas, filho! O pai vai estar a pensar em ti o dia inteiro!

2 comentários:

ACCM disse...

E o avô também! Até porque hoje será o primeiro dia de uma etapa mais a sério, mas para a qual contas com todos os apoios que os meus desactualizados conhecimentos permitam. Que o caminho agora iniciado possa ser repleto dos maiores sucessos, não só em termos de "notas", mas principalmente de aquisição de ferramentas que permitam que venhas a alcançar uma realização que contribua para a tua felicidade.
Beijinhos
Avô

Mãe disse...

Ainda ontem o disse. Tenho saudades de quando ele Alex, era mais pequenino, se bem que sou uma privilegiada porque tenho o Pedro ainda pequenino. Mas o tempo passa tão depressa.
És um ótimo pai! Há um ditado muito antigo que diz, que quem recebe tem para dar, quem nunca recebeu não pode e não consegue dar.
Tenho muito orgulho no filho que és e agora também pai.
Beijinho da mãe e avó orgulhosa.