domingo, abril 18, 2010

Desabafo...

Numa altura em que os 30 se aproximam e os 20 parecem cada vez mais distantes, ocorre-me pensar amiúde na vida. Vejo o que fiz, o que pensava que iria fazer e aquilo que gostaria de fazer ainda. Vejo quem sou, quem sonhava ser, quem poderia ter sido... e vislumbro quem ambiciono tornar-me. Algumas coisas parecem cada vez mais distantes, outras já se concretizaram, outras quantas deixaram de fazer sentido. Parece que ocasionalmente me deparo comigo próprio numa crise de meia idade antecipada, mas por outro lado não me sinto nada assim por dentro. Sinto frequentemente que ainda (quase) tudo se encontra ao meu alcance, mas ao mesmo tempo e enquanto os anos passam vou sentido a percepção do inalcançável que muitas coisas têm. Em suma vivo numa espécie de turbilhão interior, que a realidade e o próprio quotidiano em que nos prendemos teima em esmagar... espezinhar. Vejo algumas oportunidades concretizarem-se e outras serem oprimidas da forma mais vil pela própria vida (leia-se, por isto ou aquilo). Resumindo, sou feliz mas insatisfeito... sou realizado, mas ambiciono algo diferente para o futuro... ainda não sou bem o que gostaria de ser. Faz lembrar um pouco o "contentamento descontente" de Camões, mas aparte as pretensões literárias e românticas, é algo muito mais básico do que isso. Vi nos últimos dias oportunidades surgirem e concretizarem-se... e outras a cair por terra. E sei que o futuro será um espelho disto mesmo. Só posso desejar fazer as escolhas mais certas (que são sempre as mais difíceis), porque escolher o mais certo entre algo que é incerto é o melhor que podemos fazer e ambicionar ter o discernimento adequado para tal. Assim termino este meu desabafo, e desculpem qualquer coisinha.

4 comentários:

po disse...

Não sei quais os teus sonhos, oportunidades e ambições que não se concretizaram, mas acho que tens boas razões para estar orgulhoso da pessoa que és.
Abraço amigo
PO

Eu Mesma! disse...

Se a vida já me ensinou algo nos parcos anos que por cá ando é que .... nunca nos devemos arrepender das nossas opções... mesmo que não pareçam ser as mais adequadas...

e...
sempre que uma porta se fecha... existe sempre uma janela semi aberta... tens é que ter a capacidade da encontrar :)

susy disse...

Se não estiveres constantemente com planos para fazer seja o que for qual é o sentido da vida? Se não cumprires alguma coisa será com certeza substituida por outra que valha a pena. Segue em frente e vive um dia de cada vez.
Beijos

Marco disse...

po: só me ocorre dizer: obrigado! sobretudo a ti, que fazes parte de um pequeno grupo de pessoas que me ajudaram incondicionalmente, a ser aquilo que sou hoje.

tu mesma: o meu post não era propriamente uma declaração de arrependimento ou mágoa, era mais uma prática constatação de prós e contras... um ponto de situação! ;)

suzy: é bem verdade aquilo que dizes... e os planos continuam! Obrigado e beijos de volta.