quinta-feira, maio 22, 2008

Shots de Adrenalina

Hoje em dia é impressionante a volatilidade de sentimentos que experimentamos, para uma mesma situação, tipo de acontecimento ou até estilo de vida. Umas vezes olhamos para os outros ou mesmo para nós próprios, e perguntamo-nos porque raio não estamos nós destinados a coisas grandiosas, a fazer algo da nossa vida que deixe uma marca no mundo. Alguns não se preocupam se essa marca é positiva ou negativa, mas parece-me a mim que será mais fácil chegar ao patamar de um Hitler do que um Ghandi. Ainda assim, e noutras situações, sentimo-nos perfeitamente felizes com a pacatez da nossa vida, e damos graças ao conforto e às pequenas coisas que nos fazem felizes. O mesmo se aplica à satisfação profissional que sentimos, com pequenos feitos que conseguimos, ou até mesmo com um curto rasgo em que nos achamos brilhantes. Também aqui, são as pequenas coisas que fazem a combustão do motor que nos move. De que outra forma também se poderia explicar que tantas pessoas cuja vida não é perfeita, ainda assim possam ser felizes? Só mesmo à custa da realização pessoal ou profissional que consigam obter. Claro que como em tudo o que tem altos, também existem baixos. Ainda assim a espécie humana consegue na maioria das vezes fazer o balanço, e se a linha estiver positiva, então é porque está tudo bem. Confesso que gostava de mudar muitas coisas... muitas vezes também penso como seria fazer algo de grandioso, mas imagino que logo a seguir seria muito difícil viver com o vazio que se segue... e acabo por me render às evidências, e sentir sempre satisfeito com aquilo que tenho. Acho que os pequenos "shots de adrenalina" pessoais e profissionais que vou tendo, chegam para manter a minha chama acesa. E não é vergonha nenhuma ser uma chama que arde lentamente, em vez de uma efémera explosão de fogo.

Sem comentários: