quarta-feira, novembro 28, 2007

As Chávez do Poder

Durante a última semana tem sido muito comentada a reunião de "Sócras" com Chávez, como continuidade de uma onda mediática que começou com a forma como subiu ao poder, passando pelo atrito constante com Bush, e mais recentemente pela imagem do Rei de Espanha perguntando "porque não te calas?". Os GF fizeram (e muito bem) uma rábula sobre o assunto, simplesmente espectacular! Mas o que gostaria de salientar aqui é que depois destes cenários todos politicamente incorrectos, vi o "Sócras" tomar uma atitude, a meu ver, relativamente correcta (ainda que levada a cabo por motivos específicos, como negócios de petróleo e afins). Vi um dirigente português zelar pelos interesses do povo, nomeadamente a comunidade portuguesa na Venezuela, que conta com mais de 400.000 pessoas. Além disso e arriscando cair na moda de não gostar de Bush, parece-me que deixar de receber como recebemos Chávez, só para agradar à outra parte, seria do mais errado possível. Não só porque certamente não teríamos compensações de qualquer espécie por entrarmos em conflito apenas porque sim, mas também porque se formos discutir democracia, eu pessoalmente arriscaria dizer que Bush é capaz de ficar uns pontos atrás de Chávez, mesmo que de forma encoberta. Bush é criticado diariamente pelos seus e parece apenas ser reeleito pelos subterfúgios que ele próprio cria, como guerras e outro tipo de conflitos, que distraem os já de si desatentos americanos (até o amiguinho Durão "Burroso" já se sente enganado). Chávez, apesar de ter subido ao poder por golpe de estado, foi já reeleito pelo seu povo, que se sente ajudado por este. O futuro dirá se este dirigente, com as medidas preocupantes que tem tomado (como a possibilidade de ser reeleito "ad eternum"), se vai transformar mais em ditador ou mais em democrata, mas para já, parece-me não existir termo de comparação.

4 comentários:

Unknown disse...

Faz falta gente assim (à parte de abusos de poder democráticos ou não) para partir a loiça, em vez de andrem todos tipo carneirinhos!

jomaolme disse...

Tem que existir algum desiquilibrio para o poder não estar concentrado. E uns abanões de vez em quando servem para abrir os olhos dos representantes de cada pais e do povo!!!

Bom fim de semana!

Beijokas

Unknown disse...

and nice a fimsemaaaaaaa...

Unknown disse...

Então...?
Não diga que foi à venezuela ver a votação...
heheheh
um abraço