sexta-feira, julho 13, 2007

Insegurança Social

Esta semana tive direito a mais um episódio da novela "A Função Pública", daqueles que eu gosto tanto. O tema deste episódio foi Segurança Social. Recebi uma cartinha em casa a notificar-me para regularizar a minha situação, uma vez que tinha uma dívida perante a Segurança Social, que ultrapassava os 500 euros. A situação é facilmente explicável pelo facto de descontar para outro regime que não este. Até aqui a incompetência no que diz respeito ao não cruzamento de informação entre regimes diferentes, é mais ou menos expectável. O que não é expectável é que o conjunto aleatório de meses de dívida que me apresentavam, relativos aos anos de 2003 e 2004, já tinham sido justificados em 2005 quando precisei de uma declaração de "não dívida" e fui surpreendido por uma declaração de dívida. Passados dois anos toca a fazer tudo outra vez. Papel para aqui, declaração para ali, e finalmente uma manhã perdida para explicar porque é que não devo nada a ninguém. No final a senhora que curiosamente até foi simpática explicou-me que eu tinha sido o feliz contemplado do trabalho de uma entidade privada, que foi contratada pelo estado para emitir este tipo de notificação, ainda que trabalhando sem ligação ao sistema central (portanto, com informação desactualizada!!!). Durante este episódio todo não pude deixar de pensar que, caso fosse preciso cruzar informação para obter algum tipo de receita ou imposto, tal já estaria feito. Durante este episódio todo imaginei a quantidade de pessoas que perante estas situações pagam sem piar, por falta de conhecimento ou por receio dos termos ameaçadores da carta (sem aviso de recepção) que recebem, falando de "cobranças coercivas" caso o pagamento não seja efectuado dentro de 10 dias (não úteis), não pude deixar de pensar na quantidade de vezes que somos tratados como criminosos até prova em contrário. Lembro-me sempre do filme "Um Dia de Raiva", neste tipo de situação, e penso até quando vou aguentar não me transformar na personagem representada pelo Michael Douglas... D-FENS!!!

2 comentários:

Dani disse...

Como te compreendo...
Caçadeiras, foi a menor das coisas que me passou pela cabeça, quando recebi uma cobrança adicional de IMT... ARRRGGGGHHHH

jomaolme disse...

Fónix!!LOL!!!

Que confusão...lol!!

Beijokas