terça-feira, setembro 30, 2014

Natureza Humana

É certo que a natureza humana é a da insatisfação. Nunca ninguém está bem com aquilo que tem. Se alguém tem uma coisa, quer mais. Se chega a ter mais, ambiciona mais ainda. Senão, basta olharmos para nós. Falando por mim, penso na altura em que tinha um apartamento relativamente pequeno, e ambicionava ter um maior. Agora tenho um maior, e o que eu gostava de ter uma vivenda com jardim... Penso na altura que tinha um carro com quase a mesma idade que eu, e sonhava ter um carro mais novo. Agora tenho um carro relativamente recente, e gostava de ter um novo em folha. Penso na altura em que tinha uma motorizada de 50cc e sonhava ter uma moto a sério. Hoje tenho uma moto a sério e gostava de ter outra mais recente e melhor. Pode parecer que escrevo em tom crítico. Se por um lado isso é verdade, por outro é uma constatação da nossa forma de ser, e que não é necessariamente negativa. A ambição é algo que, na devida conta, peso e medida, nos move e nos faz ir atrás dos nossos objetivos, ultrapassando o que podemos julgar serem os nossos limites. Não me considero uma pessoa demasiado ambiciosa. Imagino-me a viver uma vida calma e regrada mesmo que me saísse o Euromilhões. Ainda assim, penso que estes pequenos prazeres e luxos não são apenas futilidades. Podem ao contrário ser vistos como algo que nos dá prazer, podem ser um escape para vidas por vezes exigentes, podem ser pequenos grandes prémios que damos a nós próprios quando conseguimos algo. Até hoje consegui ter o discernimento de não cometer exageros nem excessos nestes pequenos grandes luxos a que me dou. Consegui saber dar a devida importância às partes emocionais, espirituais e materiais da minha vida. Espero assim continuar. Mas tenho umas quantas ideias para as minhas (alcançáveis) próximas ambições e desejos mais materiais (pena que o item da foto esteja para além desse estatuto...). Talvez qualquer dia dê início a um "crowdfunding" para o efeito, a ver se cola... ;)

1 comentário:

MCAA disse...

Tens todo o direito de pensar nesses pequenos "luxos" a vida não é só trabalho e quando é ficamos só a vegetar. Tens todo o direito a ter esses sonhos já que tanto trablhas para os conseguir.
Sempre que possivel realiza esses teus sonhos porque bem os mereces e como já te disse mil vezes a vida é demasiado curta e pepois olhas para traz e perguntas porque não fizeste.
Beijinho da mãe.