segunda-feira, março 17, 2008

Are You Talking to Me?

"Are you talking to me?": Foi esta a frase de Robert Deniro que ficou célebre, na personagem de Travis Bickle em Taxi Driver. Desengane-se o caro leitor se julga que taxistas com acessos de violência só existem em filmes. No nosso querido Portugal temos direito a isto e muito mais. Temos direito a tipos que atropelam crianças aos magotes, quando estas atravessam passadeiras. Ah, esqueci-me de referir que o tipo achou melhor fugir do que ajudar as quatro crianças, para se entregar apenas duas horas depois? Ah, esqueci-me de referir que tudo isto é feito sob efeito de álcool? Naquela quantidade proibida por lei? Quer dizer, "lei" é mais uma forma de expressão. O tipo já foi ouvido pelo tribunal, e no próprio dia foi decretado o termo de identidade e residência, o que significa que ainda no próprio dia, se quisesse, teria voltado ao trabalho. Fico feliz quando vejo esta igualdade que paira diariamente no nosso país. Quando vejo pessoas que são impedidas de trabalhar por uma qualquer burocracia, enquanto que outras o podem continuar a fazer, mesmo violando todas as regras possíveis e imaginárias? Prefiro ver 30 Travis Bickles a circular por aí do que saber que posso estar a conviver com criminosos avalizados para continuarem a fazer o que bem entenderem. Qual seria a reacção de quem toma estas decisões e de quem constrói estas regras, se amanhã esta pessoa repetisse a mesma proeza, dentro da "lei"? Provavelmente seria virar a cabeça e não pensar mais no assunto. Mas eu penso, e sei que outros também o fazem. Só gostava de ter respostas para tudo, mas tenho de contentar-me em ter as respostas que vou descobrindo...

Sem comentários: