sábado, março 02, 2019

O Sonho de Ajudar Alguém

Faz hoje pouco mais de um mês que recebi um contacto que me fez vibrar por dentro. Por um lado, uma situação complicada: a ideia de alguém que luta com uma doença oncológica, e cuja possível salvação assenta na hipótese de um transplante de medula óssea. Por outro lado, a esperança resultante da possibilidade de eu ser a solução para esse mesmo problema.

Faz precisamente 10 anos que me inscrevi como dador de medula óssea. 10 anos depois e pela primeira vez, sou identificado como potencial dador compatível com alguém que precisa de mim. Importava fazer alguns exames adicionais para confirmar essa compatibilidade (o que muitas vezes não acontece). Não esperei, e no dia seguinte dirigi-me ao Centro de Histocompatiblidade do Sul para fazer todos os exames necessários. 5 recolhas de sangue depois, uns quantos formulários preenchidos e uma longa conversa com uma médica, considerei-me informado.

O processo foi-me todo explicado, assim como os riscos associados às possíveis intervenções tendo em vista a recolha, para que estivesse bem ciente deles e decidisse logo se queria avançar ou não. Infelizmente são alguns os casos recentes de dadores compatíveis que se recusam fazer as intervenções necessárias à doação de medula. A mim pessoalmente isso choca-me. Ter a possibilidade de salvar a vida de alguém, e conscientemente decidir não o fazer, é algo que para mim não tem explicação possível.

Infelizmente já passou bastante tempo e não voltei a ser contactado, pelo que só posso assumir não se ter verificado a compatibilidade... a esperança de poder salvar alguém desvanece-se assim, mas só posso dizer que era algo que faria sem qualquer hesitação.

2 comentários:

mãe disse...

ÉS sem duvida nenhuma um ser HUMANO incrível. Tenho um orgulho do tamanho do mundo por ti, meu filho.
Beijinho da mãe

António Maria disse...

Também eu enquanto pude estive inscrito como tal; também fui dador de sangue enquanto possível; mas ainda tenho mais uma hipótese: porque não me manifesto contra e porque apesar de tudo, o que resta (ainda) não é lixo, poderei ser dador de órgãos!!!
São situações que dão uma satisfação diferente de tudo o resto. Compreendo-te perfeitamente.

Beijinhos

Pai