domingo, outubro 11, 2015

Sociedade Moderna e Persecutória

Como já não tenho facebook, vou apanhando com menos frequência as "não notícias" da atualidade, meramente através das conversas de café com amigos e conhecidos (como acontecia antigamente...). Dei por mim a espreitar uma das novidades, que tem a ver com um lapso insignificante de um dos maiores jornalistas e autores que Portugal já teve: José Rodrigues dos Santos. O lapso teve a ver com a troca de um "ele" por "ela" num texto e contexto que, por infelicidade, estando associado a um deputado de orientação homossexual, deu de imediato aso a uma onda de pura raiva e ódio (é a única forma que tenho para descrever o que li e ouvi) contra o conceituado jornalista. Pessoalmente, na qualidade de pessoa não homofóbica que sou e que já cometeu gafes a falar em público, gostaria de viver numa sociedade que não condenasse publicamente qualquer um por dá cá aquela palha ou por crenças e convicções fundamentalistas. Gostaria que todas as pessoas que se dizem objetoras da intolerância fossem elas próprias mais tolerantes, e não a força motora de uma sociedade que cada vez é mais persecutória perante e sobre aqueles que não seguem os padrões daquilo que é considerado moderno e politicamente correto. Já para não falar no fato de, nos dias de hoje e com a quantidade de problemas bem mais graves que a nossa sociedade atravessa, ter este tipo de adesão massiva a movimentos condenatórios por parte de tanta gente, é bem demonstrativo do abismo em direção ao qual caminhamos, já para não falar de uma enorme quantidade de tempo livre e falta de outras preocupações.

2 comentários:

ACCM disse...

A verdade é que o "lobby" gay tem muito peso (cada vez mais) na sociedade portuguesa, daí não ser conveniente hostilizá-lo seja de que forma for; só assim se compreende a reacção do próprio António Costa: http://www.publico.pt/portugal/noticia/rodrigues-dos-santos-nao-sabia-que-quintanilha-era-homossexual-nem-me-interessa-1710531.
Parece uma reacção mais própria de alguém do Partido de Esquerda... De qualquer modo, seria bom lembrar os nomes do Partido Socialista que (bem ou mal) estiveram envolvidos no Processo Casa Pia, para que, uma figura grada do partido, como é o caso do Secretário Geral, se deixasse estar calado. Só que o que conta é o voto e como o "lobby" é cada vez maior...
Beijinhos
Pai

ACCM disse...

Ah! e já agora se quiseres saber mais sobre o Quintanilha, podes sempre ler entrevista dele e do "marido", dada há dois anos atrás:
http://www.publico.pt/temas/jornal/the-man-i-love-25536112
Beijinhos
Pai