quarta-feira, dezembro 24, 2014

Tradição

Hoje foi dia de cumprir tradições! Para além da tradição da comezaina já por aqui descrita anteriormente (e que tenho cumprido com rigor, dia após dia, desde que cheguei), nesta aldeia ainda se cumprem alguns rituais como por exemplo o madeiro e a missa do galo. O madeiro é da responsabilidade da malta que no ano corrente foi à inspeção para ir (ou não) à tropa. Como aqui pela terra apenas um rapaz se enquadra nestes moldes, como não poderia deixar de ser, deixou toda a gente ao frio, à espera que chegasse para atear o fogo à pilha de lenha cuidadosamente enfeitada com uma laranjeira (com laranjas e tudo) no seu topo. Uma vez ultrapassado o atraso, lá foi tempo de acender a fogueira que durará vários dias (segundo a tradição, devia durar até ao dia de reis, mas hoje em dia dificilmente passa do 26...).
Mais tarde, e já depois do jantar, foi tempo da missa do galo. O senhor padre já com alguma idade e pouca paciência lá cumpriu os preceitos religiosos e cantou com a afinação possível, numa tentativa de acompanhar o coro, que lutava por se lembrar da letra das músicas que se cantavam. Depois dos parabéns, foi tempo de beijar o menino Jesus, outro ritual que felizmente ainda tive oportunidade de observar. Depois de um breve aquecimento junto ao madeiro, após a saída da velhinha igreja, foi tempo de regressar a casa para a tradição que se segue: a distribuição e abertura dos presentes! Quer-me parecer que das cerca de 80 prendas que estão junto à árvore, umas 60 devem ser para o Alex... até amanhã e feliz Natal!

1 comentário:

mãe disse...

Foi sem duvida uma óptima noite de Natal. Só de ver a alegria (por enquanto só do meu netinho Alex porque o Pedro ainda é muito pequenino)por ter tantas prendas, valeu a pena.Mas principalmente porque estavamos juntos em familia, foi um BOM NATAL.
Beijinho da mãe e avó