sexta-feira, maio 25, 2012

Fazer Parte da Brigada

Participei hoje numa acção de voluntariado, dando o meu contributo para um objectivo ambicioso que consiste em limpar 45 kms de costa, removendo o mais variado lixo das praias que a compõem. Essa pequena contribuição dada por mim e mais alguns amigos teve lugar em Tróia, durou o dia inteiro, e deve ter sido coisa para deixar limpos cerca de 2 ou 3 kms. Parece pouco... mas não é. O interessante (para além do dia espectacular que estava, e da companhia/ambiente ainda melhor) é que este tipo de coisa/causa toca-nos mais quando vemos o sentido prático dele. Mais concretamente, fiquei admirado não só com a quantidade, mas acima de tudo com a variedade de lixo que é possível recolher nas praias... Desde cotonetes, bóias, tábuas, lâmpadas fluorescentes, beatas de cigarro, sapatos, ténis, chinelos, garrafas pequenas, garrafas grandes, garrafas de plástico, garrafas de vidro, embalagens de iogurte, caixas de isco, latas de cerveja, bidões, seringas, cordas, sacos, plásticos, caricas, tampas, tupperwares, velas, bisnagas, tubos de cola, medicamentos, escovas de dentes, giletes, canetas, maços de tabaco, esferovite, e outras dezenas mais de coisas indecifráveis ou que agora não me lembro, existe de tudo um pouco. Outra coisa (essa sim mais interessante) é ver o efeito do que fizemos no final do dia, e perceber por quem anda nestas andanças há vários anos (como é o caso da Brigada do Mar), que estas acções têm forma de perdurar no tempo e melhorar gradualmente o estado em que as praias se encontram, não só pelo esforço de cada ano, mas pelo efeito da consciencialização que mal ou bem vai acontecendo. Só tenho a agradecer a oportunidade que me foi dada de participar em algo deste género, e espero vir a repetir no futuro. A consciência já cá estava, no meu caso em particular, mas saiu dali reforçada.

Sem comentários: