domingo, agosto 09, 2009

Deuses e Demónios

Em virtude das minhas recentemente celebradas 39... porra... 29 primaveras, os meus amigos Susy, Juanita, Edu, PJ e PO chegaram-se à frente e deram-me a conhecer, em termos literários, a escrita de Neil Gaiman. Apesar de os filmes baseados em obras suas serem já bastante conhecidos (ex.: Coraline), confesso que o livro "Deuses Americanos" me surpreendeu, não só pela história que encerra mas também pela forma, sobretudo o tom sarcástico e satírico com que é escrito. É de uma sagacidade espectacular. Como acabei por "devorar" rapidamente o livro onde carinhosamente os meus amigos fizeram uma dedicatória que inclui o desenho de um "manguito", resolvi continuar para "Bons Augúrios", onde Neil se junta Terry Pratchett (o que resulta numa escrita ainda mais alucinante). Estou apenas no início, mas confesso que já me fascinou a interacção entre os demónios que por cá andam a preparar o Armagedão. Uma das tiradas mais engraçadas que já apanhei foi uma conversa entre demónios, onde confessam ter muita dificuldade em inventar algo verdadeiramente mau para fazer à espécie humana, uma vez a natureza humana se revela extremamente imaginativa no que diz respeito a qualidade e quantidade de situações autodestrutivas. Enfim... acho que não é a primeira vez que dou por mim a acenar afirmativamente com a cabeça enquanto leio este tipo de coisa. Resumidamente, e para quem liga alguma coisa às minhas preferências e gosto, tanto o primeiro como o segundo livro mencionado, recomendo!

Sem comentários: