sexta-feira, janeiro 04, 2019

Um Bom Início

… e antes de começar a trabalhar nas resoluções de ano novo, importa sempre celebrar o momento em si. Foi isso que aconteceu este ano, quando me decidi a pegar na famelga toda e - um bocado em cima da hora - irmos todos para um lugar diferente festejar de forma diferente. O local escolhido não foi por si inédito no que diz respeito a passagens de ano, mas Évora é uma cidade muito importante para mim, local onde a minha vida se modificou para melhor e que foi em parte responsável por estar onde estou e com quem estou nos dias de hoje.



O Booking revelava poucas opções disponíveis… por isso aproveitei literalmente a última e única que possibilitava albergar uma família de 4. Tratava-se de um hostal com um quarto disponível para 4 e… virado especificamente para o centro da Praça do Giraldo. À primeira vista parecia não poder ser melhor (tirando a parte de ser um hostal em que se partilham casas de banho e tal que não é propriamente a minha cena preferida). O tempo escasseava (era véspera da véspera do ano novo…) e porque quem muito escolhe pouco acerta, lá reservei o quarto.

No dia seguinte basicamente foi fazer as malas e seguir caminho. O ritmo era de passeio, o dia estava solarengo e o espírito animado. Uma boa viagem, um bom almocinho e lá chegámos ao nosso destino. Na altura já os preparativos para a festa na Praça estavam adiantados. Um palco montado, a meio da praça, a pirotecnia a postos e… duas barracas de cerveja (Sagres e Superbock respetivamente) cada uma delas debaixo de cada um das duas janelas do quarto onde iríamos ficar. Rapidamente percebi que naquela noite dificilmente dormiríamos alguma coisa independentemente da hora a que nos deitássemos.



O alojamento em si agradou-nos. A proprietária mostrou-se desde cedo preocupada com o ruído, explicando que já tinha pedido para afastarem as barracas da cerveja dali, mas que caso a coisa corresse mal… "tomem lá uns tampões para os ouvidos"! Expliquei aos putos que naquela noite não eram obrigados a ir para a cama nem dormir, ao que se seguiram efusivas celebrações de ambos acompanhadas de gritos de "viva"! Fomos dar uma voltinha pela cidade antes de ir para casa dos amigos que gentilmente nos convidaram para jantar.

O jantar decorreu em bom convívio e, próximo das 00h00 era tempo de aproveitar a localização privilegiada do nosso hostal, pelo que nos decidimos arriscar e ir até lá para assistir do "primeiro balcão" às celebrações. Chegados à Praça tememos o pior, revelando-se quase impossível atravessar através da multidão até ao nosso alojamento. Como conhecíamos uns "atalhos" pelas ruas circundantes lá conseguimos atalhar caminho, e assistimos ao espetáculo de luz, música e fogo de artifício a partir dos varandins do nosso quarto.



Após rebentar uns tubos de confettis para cima da multidão, resolvemos regressar a casa dos nossos amigos para aproveitar mais um bocado da noite. Assim fizemos. Mais uns comes e bebes e passado um par de horas os miúdos já mereciam descanso. Regressámos ao Giraldo onde a festa mexia, ainda que já mais calma. Subimos ao quarto e confirmámos que dormir seria coisa para fazer na noite seguinte. Ainda assim os miúdos pelo menos conseguiram descansar no que restava da noite. O dia seguinte começou agradável com direito a pequeno almoço e passeio nos jardins de Évora, antes do almoço de "restos" e o posterior regresso a casa.


Para primeira noite/dia do ano… não esteve nada mal!

2 comentários:

mãe disse...

Que o ano continue tão bem como começou para todos vocês. Beijinho grande da mãe e avó que vos adora e deseja o melhor do mundo.

António Maria disse...

O que conta é a vontade de celebrar e a boa disposição. Depois se, como foi o caso, houverem amigos à mistura, tanto melhor.

Beijinhos

Pai