segunda-feira, agosto 27, 2018

Jornalismo de Qualidade

Dei por mim hoje a rir de tristeza quando li uma estranha notícia que me levou a percorrer uma série de jornais online, só para tirar nabos da púcara. Havia ali algo de estranho, que me levou a querer saber mais...


Rezavam assim os seguintes jornais:

Público:
Um grupo de cerca de 40 pessoas esteve envolvido em desacatos, agressões a agentes da polícia e destruiu materiais num supermercado em Estremoz, distrito de Évora, causando prejuízos no estabelecimento, revelou fonte da polícia neste sábado.

Jornal I:
Um grupo de cerca de 40 pessoas obrigou à intervenção da polícia num supermercado em Estremoz.

Observador:
Grupo de cerca de 40 pessoas esteve envolvido em desacatos, agressões a agentes da polícia e destruiu materiais num supermercado em Estremoz, distrito de Évora, causando prejuízos no estabelecimento.

Jornal de Notícias:
Agentes da PSP foram atacados num supermercado de Estremoz, distrito de Évora, por familiares de jovens identificados por suspeita de roubo. Lançaram cadeiras, malas de viagem... Prejuízos rondam os cinco mil euros.

SIC Notícias:
Um grupo de cerca de 40 pessoas esteve este sábado envolvido em desacatos e agressões a agentes da polícia. Foram destruídos materiais num supermercado em Estremoz, distrito de Évora, causando prejuízos no estabelecimento, revelou fonte da polícia.

Podia continuar...

Comecei a estranhar o que podia ter causado esta histeria coletiva a um "grupo de 40 pessoas", dentro de um supermercado. Revolta pelo preço da sardinha estar tão alto? Um desconto mal assinalado em produtos de higiene pessoal? Ou seria simplesmente algum químico no ar a causar tamanha confusão?

Finalmente descobri a causa do problema num vídeo publicado no YouTube... e as minhas suspeitas confirmaram-se. Sabem em quantas destas publicações online que referi é referida a palavra "ciganos"? Nenhuma! É este o país em que vivemos, em que o politicamente correto não tem limites nem vergonha, e leva TODA a comunicação social a desinformar em vez de informar, a bem de evitar conotações entre raças e atos criminosos. Um bando de 40 ciganos que assalta um supermercado é "um grupo de 40 pessoas que se envolve em desacatos", tal como um gangue de pretos a fazer car jacking é um "grupo de jovens envolvidos em roubo automóvel", tal como um grupo de romenos que pontapeia e agride alguém violentamente são "indivíduos envolvidos em confrontos". É caso para dizer que as os jornalistas que redigiram estes textos podem ser também de forma politicamente correta apelidados de descendentes diretos de meretrizes ou rameiras, mas no final do dia não passam de uns filhos da puta. Vergonha na cara, senhores jornalistas... vergonha na cara.

1 comentário:

mãe disse...

Concordo em absoluto contigo. Assim que comecei a ler o teu comentário vi logo no que ia dar.Sinto sempre uma revolta tão grande quando vejo estas noticias e a dita comunicação social nunca informa mas sim desinforma, só porque de há algum tempo para cá passou a ser politicamente incorrecto não se falar nas ditas minorias, ou etnias.
O raio que os parta. Fazem tudo o que querem e têm direito a tudo.
Beijinho da mãe