quinta-feira, junho 12, 2014

Insónia

Não consigo dormir. Não sei dizer porquê, mas não consigo dormir. Sistematicamente, quase todas as noites, depois de todos adormecerem, vagueio pela casa sozinho, intercalando entre breves zappings televisivos no sofá e curtas leituras sentado à mesa. A mente trabalha de forma desgovernada, e o resultado nada tem de produtivo. Há bem pouco tempo atrás conseguia fazer render estes momentos, com resultados produtivos. Conseguia gerir uma forma de meditação que me era útil para rever o dia anterior e preparar o dia seguinte. Agora deixei de conseguir fazer isso, e sinto que o meu cérebro se limita a subsistir. Porquê? Este tempo é realmente útil, se aproveitado, já que não se está a dormir. E repare-se que dormir seria uma utilidade muito mais interessante, já que se pode entrar num ciclo vicioso: se o corpo não deixar, a mente não trabalha devidamente, e para o corpo deixar é preciso descansar e... dormir. O que consigo fazer neste estado é realmente muito limitado. Em algumas semanas vi duas ou três temporadas que me faltavam da única série televisiva que sigo, mas não fui capaz de terminar dois livros que tenho a poucas páginas do final. Perco-me a ler coisas sem interesse em periódicos online ou no facebook, mas não consigo dedicar tempo a auto aprendizagem para matérias profissionais importantes, que necessito. Tenho uma linha de raciocínio desregrada que geralmente se mantém depois ao longo do dia. Tenho de quebrar o ciclo... alguma ideia? Dispensam-se propostas que envolvam químicos, mas agradecia conselhos de quem tenha superado com eficácia situações semelhantes, já que ao longo dos anos percebi ter tendência para cair nestes ciclos...

3 comentários:

ACCM disse...

Estás a esquecer-te do teu amigo "REIKI"?...

Beijinhos
Pai

Mãe disse...

Pois mas até para o REIKI é preciso tempo, não é filhote.
Beijinho
Mãe

Marco disse...

pai/mãe: não me esqueci, não... o problema é mesmo a inércia! como tudo, é uma questão de força de vontade.