quarta-feira, dezembro 11, 2013

Novelas Venezuelanas na MEO

Telenovela da MEO, vivida na primeira pessoa (longo, mas vale a pena ler...).

Início de Novembro:
Decido que o plano de dados para aceder à Internet, associado ao meu telemóvel M4O, é insuficiente (200mb) e resolvo pedir o plano de 1gb, que me permite obter de forma gratuita um cartão multi-sim (prémio produto do ano atribuído à PT). Contacto o apoio ao cliente para fazer o pedido. Indico o que pretendo (actualização do plano + cartão multi-sim). Durante a chamada obtenho confirmação da alteração do plano, bem como indicação de como receberia o cartão no prazo de 5 dias úteis. A chamada dura cerca de 20 minutos, tendo sido solicitado que "aguardasse por favor" umas 4/5 vezes.

Meados de Novembro:
Verifico que o plano de dados afinal não está actualizado conforme pedido (passou de 200mb para 500mb, e não 1gb). Contacto o apoio ao cliente, através do qual obtenho a confirmação de que tenho o plano actualizado... para os 500mb, e que não existe qualquer registo em como tinha sido solicitado o cartão multi-sim. Pedi para mudar dos 500mb para 1gb, mas obtive a explicação técnica de que o sistema só permitia uma alteração de plano por mês. Expliquei que não queria alterar o plano, mas sim o plano que tinha solicitado desde o início. A operadora não conseguia "operar" no sentido de mudar o que quer que fosse, e pediu-me para desligar e voltar a ligar para falar com outro operador mais "operacional". Cerca de 30 minutos de chamada, com cerca de 6/7 "aguarde por favor".

Chamada consecutiva em meados de Novembro:
Desligo e volto a ligar para o apoio ao cliente, sendo atendido por um novo operador mais prestável e "operacional". Explico a situação (de novo) e obtenho uma vez mais confirmação da actualização... para 500mb. Reitero que não era o que pretendia, expliquei as dificuldades sentidas até ao momento. O operador deu início ao processo de alteração, e solicitação do cartão multi-sim. Como o "sistema estava lento", indicou-me que poderia desligar e depois receberia uma SMS de confirmação da alteração do plano. Agradeci o facto de a chamada só ter durado cerca de 15 minutos, e de o operador só me ter pedido 3 vezes para "aguardar por favor".

Final de Novembro:
Não tendo recebido a SMS de confirmação de alteração do plano de dados, nem cartão multi-sim, contacto de novo o apoio ao cliente. O operador em questão confirmou que eu tinha o plano de 500mb (e não de 1gb) e verificou que não existia qualquer pedido de alteração de plano nem de envio de cartão multi-sim. Pedi para cancelar o meu contrato MEO na totalidade dos serviços, e disse que metessem a fidelização no cu. O operador pediu-me pela primeira vez para "aguardar por favor" enquanto direccionava a minha chamada para o departamento de retenção de clientes. 10 minutos de chamada e 1 "aguarde por favor".

Chamada consecutiva em final de Novembro:
Passada a chamada anterior para a retenção de clientes, expliquei pela quarta vez todo o histórico anterior. Obtive várias explicações possíveis para o sucedido. Nenhuma delas razoável. Após cerca de 30 minutos de chamada e cerca de 10 "aguarde por favor", foi-me proposto que seriam feitas as duas alterações que pedi inicialmente (1gb de plano de dados + cartão multi-sim) e ainda me fariam um desconto de 7,50 eur. na mensalidade durante dois anos. O plano ficaria activo no início do mês de Dezembro e o cartão seria enviado no prazo máximo de 5 dias úteis. Concordei.

Início de Dezembro:
Uma vez que continuava com um plano de 500mb, e ainda não tinha recebido o cartão multi-sim, contactei o serviço de apoio ao cliente. Foi-me indicado que efectivamente tinha o plano de 500mb, sendo que não existia nenhum pedido de alteração para 1gb, apesar de existir um pedido de emissão de cartão multi-sim. Perguntei como seria emitido o multi-sim sem ter o plano de 1gb, já que era a única forma de o obter gratuitamente. Explicaram-me que seriam cobrados mais 5 euros na factura mensal. Pedi para alterar o plano de 500mb para 1gb, o que foi feito na hora. Reiterei o pedido de envio de multi-sim (gratuito). Total de 20 minutos de chamada e 4/5 "aguarde por favor".

Hoje:
Já tenho 1gb de plano de dados. O multi-sim ainda não chegou. Contactei agora mesmo o serviço de apoio ao cliente, através do qual obtive confirmação em como não existe nenhum pedido de cartão multi-sim. Expliquei à operadora que a minha vida dava um filme indiano e pedi a emissão do cartão. Confirmou que receberei o mesmo num prazo máximo de 5 dias úteis. A conversa ficou-se por uns 5 minutos de chamada e apenas 1 "aguarde por favor".

To be continued...

Conclusões lógicas:
- todos os operadores da MEO sofrem de Alzheimer
- todos os operadores da MEO são mentirosos compulsivos
- o sistema informático da MEO corre em computadores 286 com 2mb de RAM
- o sistema informático da MEO é o Solitário
- na MEO, o conceito de dias úteis é subjectivo (aparentemente são todos inúteis)
- na MEO, o galardoado produto do ano da PT (cartão multi-sim) é um mito urbano
- mais um "aguarde por favor" e não há retenção de cliente que me retenha

1 comentário:

ACCM disse...

O ideal é a deslocação a uma loja, para ficares com um comprovativo físico referente ao teu pedido. A ser feito a solicitação telefonicamente, convém pedir o nº da solicitação bem como o nome do colaborador MEO, para num contacto futuro irem logo direito ao pedido registado.
Sem esta informação, é provável que, de cada vez que é estabelecido um contacto seja criada uma nova solicitação com um novo número, a qual vai anular as anteriores.
O "aguarde por favor" faz parte do que é aprendido na Formação.
O que aconteceu, ou pelo menos parte, deriva do facto de a MEO, ou neste caso a PT COMUNICAÇÕES, terem uma política não de ter operadores competentes e calejados atender o público com ouvidos de ouvir e capazes de resolver as situações como deve ser, mas antes terem gente a quem são exigidos apenas e só objectivos mensais numéricos, com contratos QUINZENAIS, atendendo a que há muita "matéria prima" disponível no mercado de trabalho. A Formação Profissional dos novos candidatos entra na estatística das Formações que por lei as empresas são obrigadas a ministrar.

Pai
ex-colaborador de call center da PT COM, dispensado pelo sr. Marco Passinhas, por não ter alcançado os objectivos (-2 vendas) após 9 meses de colaboração.