terça-feira, junho 25, 2019

Longa se Torna a Espera

As férias estão quase aí, e como cá por casa já há muito que não se viaja em família, para fora, era tempo de renovação de passaportes para quase todos... Há já uns meses que começou a preocupação, assim que me apercebi das notícias que reportavam longas filas em tudo quanto era lado, quer para obter passaporte, quer para obter cartão do cidadão. Pior um pouco quando ao tentar fazer o agendamento via site do IRN, as datas mais próximas que me apareciam, mesmo para locais fora da grande Lisboa, eram de setembro ou outubro deste ano... O tempo parecia cada vez mais curto para tratar do assunto, então aproveitei então o feriado do Santo António para ir com o mai' velho até aquela que julgava ser uma conservatória menos movimentada, nessa linda terra de Arruda dos Vinhos. Não poderia estar mais errado. Quando chego ao local, ainda 1 hora antes da abertura, já estavam cerca de 100 pessoas espalhadas ao longo da rua, à espera.


Como a esperança é a última a morrer, lá me aguentei para ver se me safava de qualquer forma, já que tinha "reservado" o dia para tratar disto. Por fim, às 9h, abriu. Lentamente as pessoas foram entrando e tirando as respetivas senhas para os seus afazeres. Escusado será dizer que quando finalmente consegui meter o pé dentro da conservatória, já não havia senhas disponíveis para ninguém. Resolvi ainda tentar outra conservatória de uma zona eventualmente com menos afluência, e então dirigi-me a Sobral de Monte Agraço. Cenário idêntico. Entretanto já eram quase 10h, pelo que seria escusado ir onde quer que fosse. Meti a viola no saco e voltei para casa.

Felizmente, entretanto já se resolveu o problema. Envolveu ir a uma zona do interior do país onde se tratou de tudo em pouco mais de 15 minutos, sem necessidade de apanhar seca em filas de espera sem fim à vista. Não consigo ainda assim perceber esta afluência em contínuo há já largos meses para este tipo de processos, nem a falta de capacidade de tratar dos mesmos. Pessoalmente e por aquilo que ouvi de experiências semelhantes à minha, e do que assisti na primeira pessoa, prefiro fazer uma viagem de centenas de kms para chegar, ser atendido e voltar a casa, do que ter de acampar de madrugada em frente a uma conservatória para fazer uma bodega de um documento que me obrigam a renovar a cada 5 anos, e pelo qual tenho de pagar uma exorbitância.

2 comentários:

mãe disse...

E hoje ouvi nas noticias da SIC que a sra. ministra diz que a culpa é das pessoas que vão para a porta das instituições, incluindo os postos médicos muito antes da hora de abertura?
Pois... para eles talvez não fosse tão vergonhoso.
Eu hoje com consulta marcada, no posto de saúde, estive à espera 20 minutos só para mudança de turno das senhoras da recepção. Fui reclamar que já estava a passar a minha hora da consulta, ao que a sra. me respondeu que tinha que esperar porque ela ainda estava a abrir o programa.
Está tudo mal!!! Falta de pessoal? Má vontade e falta de profissionalismo por parte dos funcionários? Alguma coisa vai ter que mudar. Digo eu
Beijinho

Marco disse...

Realmente a culpa é das pessoas. Se não fossem para as filas... não havia filas.