terça-feira, maio 09, 2017

As Minhas Mães...

Demorei algum tempo a decidir-me escrever ou não, aquilo que tinha em mente, para o dia da Mãe. Isto porque tenho várias "mães" a quem dedicar este texto, o que lhe dá algum peso emocional, pela quantidade de sentimentos, recordações e emoções que despoleta em mim. A determinada altura, ao pensar sobre o que escrever, estive quase a desistir de o fazer. Mas não o fiz. Por isso, aqui fica o meu texto dedicado às minhas Mães, que muita gente identificará em estilo como as suas…





A Minha Mãe
Aquela que deu um pedaço de si para eu estar aqui. Aquela que mudou a sua vida para que eu seja. Aquela que me demonstrou em primeiro lugar, na primeira pessoa, que é possível existirmos e preocuparmo-nos mais com os outros do que com nós próprios. Aquela que me fez perceber o que é o amor incondicional. Aquela que me fez estar aqui e que está aqui diariamente, por mim. Aquela que faz o que pode e também o que não pode por mim. Aquela que vê brilhantismo em tudo o que eu faço (até mesmo no que faço mal). Aquela que me defende mesmo quando faço algo indefensável. Aquela que me fala em tom suave mesmo quando sou rude com ela. Aquela que sofre quando eu sofro, e que se alegra quando eu me alegro. Aquela que no meio da sua fragilidade me defenderá até à morte se necessário for. Aquela a quem estou e estarei eternamente grato e em dívida por tudo o que fez, faz e certamente fará. Um beijinho para ti, Minha Mãe.

A Mãe da Minha Mãe
A essência do que deveria ser uma matriarca. Alguém que em toda a sua vida venceu a adversidade, nunca perdendo de vista o seu foco principal: a sua família e sobretudo os seus filhos. Uma pessoa que viveu a vida de forma hercúlea, que lutou contra ventos e marés e conseguiu levar o seu barco a bom porto. Do seu amor pelo seu marido nasceu uma família de muitos, que a ela devem tudo. Podia não ter ideia da grandeza do que alcançou, sobretudo quando se pensa numa família composta por ela e o marido, 3 filhos e companhia, 4 netos e 3 bisnetos… todos com as suas vidas… seus trabalhos… suas aprendizagens… suas conquistas pessoais e profissionais… Um universo de mais de 15 pessoas (e outras tantas que ao longo dos anos se deixaram tocar pela sua personalidade) que gravitaram à volta desta matriarca, que existem e existiram porque ela o assim o possibilitou. E nunca pediu nada em troca por tudo isso, muito pelo contrário, sempre quis dar mais e mais... até ao fim.

A Mãe do Meu Pai
Um exemplo de carácter, força e perseverança. Uma mulher forte num corpo franzino, capaz de manter um sorriso nos lábios e uma expressão tranquila perante os melhores e os piores momentos. Independência, força, inteligência, protecção, pragmatismo... são uma pequena parte dos adjectivos que a caracterizam, e das muitas qualidades que aprendi a olhar para ela e das quais gostaria de ter uma ínfima parte do que sempre demonstrou. Esposa (e que esposa!)... mãe de 2... avó de 3... bisavó de 2... Mais um exemplo de alguém que foi capaz de gerar e gerir um universo à sua volta, ultrapassando todos os obstáculos (alguns que nenhuma mãe deveria ter de ultrapassar) e vencendo perante a adversidade. Sem dúvida uma das mulheres mais valentes que alguma vez conheci.

A Mãe dos Meus Filhos
Admiração. Um dos principais sentimentos que me ocorrem quando penso na mulher que tenho diariamente a meu lado, sobretudo no que diz respeito aos filhos. Admiração porque a vejo partilhar a parentalidade comigo de forma exemplar, mais do que eu próprio sou capaz de fazer. Admiração porque a vejo superar-se para dar aos filhos o que eles necessitam, mesmo quando as forças parecem faltar. Admiração porque a vejo ter a capacidade de raciocínio e sangue-frio necessários quando os mesmos me falham. Admiração porque vejo nos nossos filhos o reflexo dela, e gosto. Admiração porque na inaptidão perante alguns temas que - na qualidade de homem - me é inerente, é capaz de lidar com um "terceiro filho" de quando em vez. Admiração pela sua beleza, pela sua personalidade e por todas as características que possui e que me fazem gostar tanto ou mais dela como gostava há 10 anos atrás (quando nos casámos) ou há 14 anos atrás (quando nos conhecemos). Admiração e amor, sobretudo, por partilhar comigo a criação deste nosso universo, que tão felizes nos faz e aos outros que nos rodeiam.

Às Minhas Mães... resta dizer que vos amei desde que vos conheci, que vos amo e vos amarei para todo o sempre, aconteça o que acontecer. Feliz Dia da Mãe a todas... e obrigado!

3 comentários:

ACCM disse...

Apenas uma correcção: in "A MÃE DO MEU PAI": bisavó de 1...: deverá ler-se: bisavó de 2... o Alexandre e o Pedro.
Beijinhos.
Pai

mãe disse...

OBRIGADO meu amor maior, por seres o ser humano extraordinário que és, com um coração do tamanho do mundo, um filho e também agora pai incrível.
Obrigado por seres o meu filho de quem tenho tanto orgulho e admiração. Havia tanta coisa que eu podia dizer, mas para além de não ter o dom da palavra nem escrita que tu tens, também não acho necessário, porque tu sabes o quanto eu te amo e admiro.
Um beijinho da tua mãe (que só existe porque tu existes).

Marco disse...

pai: foi uma conta que saiu ao lado... já está corrigido.