sábado, fevereiro 13, 2016

Véspera de Valentim

Esta semana foi palco de várias conversas de café tendo como tema de fundo o dia dos namorados. Curiosamente, e regra geral, as pessoas com quem falei tiveram na sua grande maioria um discurso com uma tendência para menosprezar esta data. Ou porque achavam que a mesma estava muito envolta em princípios consumistas, ou porque a relação (amorosa) na qual estavam não precisava de este tipo de eventos ditos especiais, ou porque simplesmente se estavam nas tintas para isto (ou para a relação). Devo dizer que não me enquadro em nenhuma das categorias acima. Muito honestamente, acho que deviam existir mais datas como esta, especiais, que nos "obriguem" a sair dos carris da rotina diária e olhar para o lado, para ver quem está lá, connosco, muitas vezes a amparar-nos as quedas. Se é preciso uma desculpa como o dia de S. Valentim para fazer algo especial com as nossas caras-metade? Não. Mas a existir uma data destas, o mínimo que podemos fazer é (tentar) aproveitar! Quanto ao consumismo? No meu caso, a "prenda" foi uma reserva de uma noite a dois num local especial. Ou seja, foi uma experiência, e não um bem material... foi para os dois, e não apenas algo que se dá e está dado... no final, de consumismo vejo pouco. Quanto à outra pessoa... enfim, não me chegam os adjetivos para a poder caraterizar, ainda que mesmo assim possa tentar:

Amante, porque 13 anos e 2 filhos depois de nos conhecermos, conseguimos continuar a olhar um para o outro e a ver uma chama a arder.
Amiga, porque quando coisas boas ou coisas más me acontecem, é a primeira pessoa a quem as quero contar.
Brincalhona, porque se consegue rir de si própria, de mim e comigo, mesmo quando sou meio parvo ou parvo completo.
Companheira, porque marca a sua presença nos momentos bons e nos momentos maus, e porque sobretudo nos maus me ajuda a ver o lado bom da vida.
Divertida, porque é capaz de fazer brilhar um raio de sol pelo meios das nuvens cinzentas da minha ocasional má disposição.
Enfermeira, porque cuida de todos nós cá em casa.
Forte, porque apesar da sua fragilidade aparente, me consegue dar toda a estabilidade que eu não tenho.
Inteligente, porque consegue sempre dar o passo certo na direção certa, mesmo quando um desnorteado como eu a tenta arrastar para o caminho ao lado.
Linda, porque simplesmente o é e será, sempre.
Mãe, porque mesmo contra ventos e tempestades o é, e bem, não para um mas sim para dois.
Meiga, porque mesmo quando faço merda, consegue sempre olhar para mim com dó e fazer-me uma festa no cabelo.
Perfeita, porque para mim, o é e sempre será.
Professora, não só porque o é profissionalmente, mas por tudo o que me ensinou e continuará a ensinar.
Sincera, porque me diz sempre a verdade, mesmo quando esta dói.
Mulher, porque é a minha, e nunca quererei outra.

Só espero que quando esta mulher pensar em mim, consiga rever em mim alguma caraterística positiva também, e por isso, já serei um homem feliz.

Feliz dia dos namorados!

1 comentário:

Mãe disse...

Lindas palavras e linda homenagem.
Beijinhos da mãe