segunda-feira, agosto 31, 2015

Lisboa é Linda!

Gosto de Lisboa. Posso ter empregos mais ou menos de acordo com as minhas expectativas, que me dêem mais ou menos realização pessoal, mas gosto de trabalhar em Lisboa. É certo que o meu sonho seria poder fazer algo que me permitisse sair de entre quatro paredes e poder usufruir de um cenário mais próximo da natureza, mas em contexto citadino duvido que haja melhor lugar para se estar, do que uma cidade brindada com a envolvência de um rio como o Tejo, e de uma paisagem que nunca é a mesma de cada vez que lançamos um novo olhar. Olhando para trás ao longo do meu caminho profissional, comecei pela Rua da Junqueira, com direito a vista para o rio. Algum tempo mais tarde, passei para o Terreiro do Paço, também com vista para o rio e o privilégio da proximidade do Chiado e outras zonas circundantes. Mais tarde acabei por me afastar do rio e passar algum tempo na zona do Campo Pequeno, que também tinha o seu encanto. Depois passei a minha única "fase negra" quando fui "exilado" para um edifício integrante na maior superfície comercial de Lisboa (até hoje nunca mais fui capaz de frequentar o Colombro como conseguia fazer anteriormente). Acabei por sair dali para o Saldanha, onde me libertei da claustrofobia consumista. Mais recentemente reaproximei-me do rio, estando agora junto à 24 de Julho. Sinceramente, do novo "estaminé" o local é das poucas coisas que me agradam (apesar de ficar bastante longe de onde moro). Mas também admito que a localização vale bastante. Num dia da passada semana fui almoçar, e no regresso parei, olhei e respirei (no Largo das Necessidades). E vi uma paisagem que acredito muitas pessoas pagariam para ter direito a ver. Como pensei na altura, escrevo agora... Lisboa é linda!

4 comentários:

mãe disse...

Concordo plenamente contigo, muitas vezes o digo. Lisboa é linda.
Aliás, Portugal é lindo.
Beijinho da mãe

Marco disse...

mãe: é verdade, a malta queixa-se muito... mas para mim ainda vale a pena ir aguentando por cá e resistir aos movimentos migratórios - espero que assim continue!

po disse...

Sabes que é possível ter conta no FB e não gastar mais do que 2 minutos por dia? (eu sei por experiência própria).
De qualquer maneira, respeito a tua posição, desde que não desapareças do mundo real...
Grande abraço!
PO

Marco disse...

po: comigo a coisa não estava a funcionar nesses moldes, e apesar de acreditar que haja quem consiga fazer isso, acredito que tal não acontece na maioria dos casos; quanto ao mundo real, com esta medida tenciono até reforçar a minha presença! ;) abraço!